A TECNOLOGIA OPORTUNIZANDO A INCLUSÃO ESCOLAR

Autores

  • Adriana Sernajoto UNOESC
  • Gabriela Maria Susin

Resumo

Como desenvolver uma prática pedagógica eficaz oportunizando a inclusão dos alunos nos momentos de aprendizagem dos alunos, utilizando-se de ferramentas tecnológicas tecnologias? Este foi o principal desafio enfrentado na realização deste estudo. Os recursos tecnológicos desde os mais simples até os mais inovadores estão presentes diariamente no contexto de todos.  Percebe-se que as instituições de ensino ainda não se desafiam à novas práticas inclusivas de ensino. Como objetivo geral investigou-se: analisar como o uso das ferramentas tecnológicas contribuem no processo de inclusão escolar.  Os específicos: Reconhecer a importância da tecnologia como fator de inclusão no ambiente escolar; Oportunizar aos alunos o uso das tecnologias como ferramentas no processo de aprendizagem; Verificar quais recursos tecnológicos foram mais eficazes para a construção do conhecimento dos alunos. A pesquisa foi aplicada no período de março de 2015 a novembro de 2016, na Educação Infantil e aos Anos Iniciais,  no Centro de Educação Infantil Estrela do Amanhã e no Grupo Escolar Municipal Horizonte – Núcleo I, em Zortéa, Santa Catarina. Conclui-se que os recursos tecnológicos tem grande importância para o desenvolvimento de uma prática pedagógica qualitativa  e eficaz, tornando a aula mais prazerosa, dinâmica, atrativa e interessante. Os educandos interagem com maior facilidade, incluindo-se nas atividades e nos momentos de socialização. É importante adaptar práticas e recursos, oportunizando reflexão, socialização, construção e significação dos conhecimentos, incluindo todos os discentes.

Biografia do Autor

Adriana Sernajoto, UNOESC

Área das Humanidades.

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Publicado

13-09-2017

Como Citar

Sernajoto, A., & Susin, G. M. (2017). A TECNOLOGIA OPORTUNIZANDO A INCLUSÃO ESCOLAR. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14263

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino