LUDICIDADE: CAMINHO PARA ENSINAR ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO

Autores

  • Adriana Sernajoto UNOESC
  • Janaína Krul
  • Sonia Lamb
  • Gracieli Maria Maziero Muraro
  • Janaina Carla da Luz

Resumo

A matemática faz parte da vida humana desde os primórdios da civilização, todavia  a escola nem sempre desenvolve um processo de ensino da matemática voltado à ludicidade, o que torna a aprendizagem complexa.  Neste sentido, a ludicidade é importante e tem sua origem na palavra latina "ludus" que quer dizer "jogo".  O lúdico faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana, trabalhando com a cultura corporal, movimento e expressão. Ao partir destes pressupostos, as bolsistas do PIBID da EM Belisário Pena, desenvolveram um projeto visando trabalhar com conhecimentos de adição e subtração, de forma lúdica, com os objetivos de : Identificar os símbolos que representam as operações de adição e subtração; Resolver mentalmente as operações de adição e subtração; Realizar operações de adição e de subtração por meio de jogos; Foram desenvolvidas diversas atividades com turmas de 1º e 2° anos, envolvendo questionamentos, jogos, brincadeiras, contação de histórias e material dourado. Foi possível concluir que através da ludicidade é possível desenvolver um processo de  aprendizagem mais interessante e divertido, ampliando os conhecimentos matemáticos de forma natural, em que os alunos se envolvem, brincam, aprendem e se desenvolvem. É possível perceber que a atividade lúdica e o jogo intervêm no aprendizado da criança na sala de aula. O jogo é agradável, motivador e enriquecedor, possibilitando o aprendizado de várias habilidades e também auxiliando no desenvolvimento mental, na cognição e no raciocínio infantil e deve fazer parte do contexto escolar em todos os momentos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Sernajoto, UNOESC

Área das Ciências das Humanidades.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Sernajoto, A., Krul, J., Lamb, S., Maziero Muraro, G. M., & da Luz, J. C. (2017). LUDICIDADE: CAMINHO PARA ENSINAR ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14262

Edição

Seção

Joaçaba - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>