PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA SUA FORMAÇÃO

Autores

  • Iara Daiany de Sousa Pereira Burlim Unoesc
  • Marly Baretta Unoesc

Resumo

O Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) com o intuito de contribuir com a qualificação da formação dos futuros professores, proporciona aos acadêmicos dos cursos de licenciatura a vivência no ambiente escolar, bem como uma bolsa de auxílio financeiro proveniente do programa. A inserção do acadêmico na escola possibilita compartilhar da experiência do professor da escola nas questões relacionadas ao planejamento, desenvolvimento, organização e aplicação das aulas, que buscam o desenvolvimento do aluno na escola, por meio de atividades motivadoras para tornar as aulas cada vez mais interessantes, ricas e prazerosas. Com o intuito de refletir sobre a percepção de alunos do ensino fundamental sobre a influência do Pibid na sua formação escolar, serão investigados 300 adolescentes dos anos finais do ensino fundamental, estudantes de duas escolas da rede municipal de ensino que tiveram contato com o Pibid por um tempo mínimo de um ano. Na escola, especificamente os acadêmicos de Educação Física, além de acompanhar as aulas, planejam e participam da aplicação de atividades que visam o desenvolvimento integral dos alunos nos domínios afetivo, cognitivo e motor. Espera-se com este estudo verificar se existem contribuições do Pibid para a formação do aluno da escola que colaborem com o seu desenvolvimento nos mais diferentes domínios e na compreensão do convívio em sociedade.

Biografia do Autor

Iara Daiany de Sousa Pereira Burlim, Unoesc

Área das Ciências da Vida

Marly Baretta, Unoesc

Área das Ciências da Vida

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Publicado

13-09-2017

Como Citar

Burlim, I. D. de S. P., & Baretta, M. (2017). PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA SUA FORMAÇÃO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14253

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa