PRODUTIVIDADE DE SEMENTE DE SOJA EM FUNÇÃO DE ÉPOCAS DE APLICAÇÃO E DOSES DE CÁLCIO E BORO

  • Felipe Sandri dos Santos UNOESC
  • TAMARA PEREIRA UNOESC
  • ANALU MANTOVANI UNOESC
  • Luiz Paulo Rauber UNOESC
  • MARCIO ZILIO UNOESC

Resumo

A adubação foliar com Cálcio (Ca) e Boro (B) é utilizada para auxiliar a floração e frutificação da planta, suplementando a falta destes nutrientes no solo, para uma maior produtividade. O objetivo deste trabalho é avaliar a produtividade  de soja, cultivar NA5909 RG, através do uso de fertilizante foliar Cálcio (Ca) e Boro (B), sendo exposta a diferentes dosagens e época de aplicação. O experimento foi desenvolvido no ano agrícola 2016/2017 no município de Campos Novos – Santa Catarina O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso, com quatro repetições. Os tratamentos foram distribuídos em fatorial 3 X 2, sendo 4 doses do fertilizante foliar contendo 10% de cálcio e 0,5 % de boro (0; 1,0; 2,0 e 4,0 L ha-1) e três estádios fenológicos (V6; R2; R3). Foram determinados os componentes de rendimento: peso de mil grãos, número de grãos por vagem, número de grãos por planta e produtividade de grãos. O uso do fertilizante foliar Ca e B apresentou em estádio de V6 um aumento para número de grãos por vagem (NGV) conforme o aumento da dosagem, em aplicações realizadas em R2, o número de vagens por planta (NVP) e número de grãos por planta (NGP) foi superior conforme a dosagem de Ca e B eram aumentadas. Para estádio de R3 em função do uso de Ca e B se tem aumento do número de grãos por Planta (NGP) conforme aumento da dosagem. Ao realizar adubação foliar se consegue aumento de componentes mas ao fim a produtividade não se altera.
Publicado
13-09-2017
Como Citar
Santos, F. S. dos, PEREIRA, T., MANTOVANI, A., Rauber, L. P., & ZILIO, M. (2017). PRODUTIVIDADE DE SEMENTE DE SOJA EM FUNÇÃO DE ÉPOCAS DE APLICAÇÃO E DOSES DE CÁLCIO E BORO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14252
Edição
Seção
Joaçaba - Ensino