ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ATIVIDADE FÍSICA: INDICADORES DE SAÚDE

Autores

  • Elenir Salete Frozza Salvi Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Luiz Eduardo Borges Pires Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Scarlett Brizola Bueno Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Thaiane Lemes Sembraneli Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Este projeto teve como objetivo, levar aos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do munícipio de Xanxerê (SC), conhecimento sobre alimentação saudável, e, a importância da realização de atividades físicas, para promoção da saúde. O projeto foi realizado em dois momentos. No primeiro momento, foi realizada uma abordagem focada na alimentação saudável, com explanação da pirâmide alimentar, enfocando grupos de alimentos, quantidade a ser consumida diariamente, bem como as variações que podem ser feitas diariamente, com informações nutricionais, englobando todos os aspectos necessários a saúde, e como forma de incentivo a uma prática alimentar saudável e adequada, em todas as fases da vida. No segundo momento foi esclarecido a importância de desenvolver algum tipo de atividade física, os malefícios de uma vida sedentária, direcionado ao público em questão, a qual faz uso de diversos medicamentos de controle, bem como suas patologias, que tendem ao isolamento, e, a atividade física é uma forma de interação em espaços, tanto no grupo, como na comunidade. Por fim, foi realizado uma dinâmica, por meio de uma roda de conversa, ao qual todos os participantes expuseram a forma de alimentação e a atividade física preferida, e, após, foi realizado uma dinâmica de alongamento que contou com a participação e a interação de todos. A atividade foi pontuada como satisfatória, os participantes interagiram nas dinâmicas propostas pelo grupo, apesar das limitações evidentes, neste público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elenir Salete Frozza Salvi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2000) e graduação em Enfermagem pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2006). Tem experiência na área de Gerência no Serviço de Enfermagem e Enfermagem Administrativa, MBA em Ciências da Saúde - Área de Concentração em Urgências. Atualmente é coordenadora e professora titular no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do oeste de Santa Catarina, (Campus de Xanxerê/SC).

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Frozza Salvi, E. S., Borges Pires, L. E., Brizola Bueno, S., & Lemes Sembraneli, T. (2017). ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E ATIVIDADE FÍSICA: INDICADORES DE SAÚDE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14232

Edição

Seção

Xanxerê - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>