NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE ADOLESCENTES

Autores

  • Leoberto Ricardo Grigollo unoesc
  • Alexandre Oliveira Luz Unoesc

Resumo

A prática regular de atividade física proporciona benefícios à saúde de adolescentes, diminuindo o risco de doenças ligadas ao sedentarismo. Este estudo teve como objetivo investigar o nível de atividade física de estudantes do Ensino Médio. Caracteriza-se como descritivo, transversal e quantitativo. Participaram da amostra 105 alunos do Ensino Médio, com idades entre 14 e 17 anos, de ambos os sexos, de uma escola da rede privada de ensino. O estudo foi realizado com o consentimento dos adolescentes, da direção da escola e dos pais. Como instrumento para a coleta de dados, foi utilizado o Questionário de Atividades Físicas Habituais (NAHAS, 2006) e os dados de estatura e massa corporal para o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Para o tratamento dos dados, foi utilizada a estatística descritiva. De acordo com o estudo, em relação ao nível de atividade física, observou-se que houve uma predominância de indivíduos muito ativos, com 39 (37,14%) adolescentes nesta categoria. Em relação à atividade física e ao índice de massa corporal, notou-se que 32 (30,48%) adolescentes apresentaram IMC normal, são os muito ativos. Somente 1 (0,95%) aluno apresentou índice de obesidade e 1 (0,95%) baixo peso. Grande parte dos escolares encontra-se com o nível de atividade física dentro dos padrões recomendados para a saúde. Apesar dos resultados sugere-se um investimento em programas com informações sobre a importância da atividade física, para aumentar o número adolescentes considerados ativos

Biografia do Autor

Leoberto Ricardo Grigollo, unoesc

Área das Ciências da Vida/ Educação Física

Alexandre Oliveira Luz, Unoesc

Área das Ciências da Vida/ Educação Física

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Publicado

13-09-2017

Como Citar

Grigollo, L. R., & Luz, A. O. (2017). NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE ADOLESCENTES. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14218

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino