AVALIAÇÃO DA FALHA DE DESGASTE EM PINOS DE ALINHAMENTO ENTRE CAVIDADES DE MOLDES DE SOPRO

  • Sérgio Luis Marquezi UNOESC
  • Elivelton Scheuermann UNOESC

Resumo

Um fabricante de moldes de sopro se deparou com um problema de desgaste precoce nos pinos e buchas de alinhamento de moldes de sopro, causando um transtorno na hora do reparo. Diante desta situação, foi realizada uma investigação teórica das propriedades mecânicas do material em questão e do funcionamento dos moldes. Também foram realizados analises laboratoriais para identificar a origem deste desgaste. Foi identicado que o desgaste ocorre principalmente pela remoção do material da superfície por ação mecânica. Esta remoção de materiais é devido pelas constantes movimentações realizadas entre as superfícies do pino e da bucha de alinhamento entrre as cavidades. O material indicado para estes pinos deve ser um aço especial que possibilite a fabricação de peças pelo processo de usinagem por torneamento e possua elevada resistência ao desgaste quando temperado e também apresente uma boa resistência ao desgaste devido as condições de trabalho que o componente está sujeito. Com esta constatação foram selecionados teoricamente vários aços na norma SAE para a aplicação experimental, sendo escolhidos os aços 1020, 4320, 8620, 4340, 420, 302 e H13. Com uso de critérios técnicos e com os resultados experimentais foi proposto para o Fabricante o aço SAE 8620, o qual após a cementação alcança 65HRC de dureza, porém como se trata de um componente que não está sujeito a grandes solicitações mecânicas a não ser o desgaste e a oxidação, pode se optar pelo aço DIN 20MnCr5 o qual tem a mesma capacidade de difusão atômica e formação de camada superfcial aliado a um custo menor.

Biografia do Autor

Sérgio Luis Marquezi, UNOESC
Engenheiro Mecânico, Mestre em Engenharia de Produção. Professor do Curso de Engenharia de Produção Mecânica e Engenharia Mecânica, da ACET Joaçaba.
Elivelton Scheuermann, UNOESC
Acadêmico do Curso de Engenharia Mecânica, da ACET Joaçaba.
Publicado
13-09-2017
Como Citar
Marquezi, S. L., & Scheuermann, E. (2017). AVALIAÇÃO DA FALHA DE DESGASTE EM PINOS DE ALINHAMENTO ENTRE CAVIDADES DE MOLDES DE SOPRO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14187
Edição
Seção
Joaçaba - Ensino