ESTÚDIO-HOSTEL PARA A CIDADE DE FLORIANÓPOLIS

  • Kassio Canan Universidade do Oeste de Santa Catarina Unoesc Xanxerê
  • Anderson Saccol Ferreira Universidade do Oeste de Santa Catarina Unoesc Xanxerê
  • Juciele Fernanda Casagranda Universidade do Oeste de Santa Catarina Unoesc Xanxerê

Resumo

Este trabalho é sobre a criação de um estúdio-hostel na cidade de Florianópolis, intencionando ser referência no Estado de Santa Catarina e incentivo à produção musical autoral. Têm-se como problema a conjugação de um espaço de gravação musical e um espaço de descanso e hospedagem aos clientes do estúdio, reduzindo custos com deslocamento e pernoites, aumentando o convívio entre os criadores e apreciadores da música. A pesquisa objetiva analisar os elementos acústicos de construção, de modo que seja possível preservar a natureza de cada espaço: qualidade acústica e isolamento acústico. Para tanto, apresenta-se um estudo teórico sobre as qualidades do som e as necessidades construtivas dos estúdios musicais e das hospedarias, além de um levantamento de informações essenciais à elaboração do projeto por meio de estudos de caso. É passado, então, à definição dos elementos específicos de projeto: terreno de implantação, condicionantes, partido arquitetônico. O resultado se apresenta como um edifício de volumes diversificados, passível de abrigar funções comerciais e sociais, sempre com foco no usuário final: o criador e o consumidor da música. Como resultando, comprova-se a possibilidade de obtenção de uma construção única abrigando um espaço com alta emissão sonora (estúdio) e um local de descanso (hostel), bastando à aplicação dos corretos elementos de construção, com atenção especial à absorção e ao isolamento acústico na definição dos ambientes.
Publicado
13-09-2017
Como Citar
Canan, K., Ferreira, A. S., & Casagranda, J. F. (2017). ESTÚDIO-HOSTEL PARA A CIDADE DE FLORIANÓPOLIS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14142
Edição
Seção
Xanxerê - Ensino