DESEMPENHO DE TRABALHADORES HAITIANOS EM UMA FÁBRICA DE ESTRUTURAS METÁLICAS

Autores

  • Laura GELAIN Universidade do Oeste de Santa Catarina.
  • Tania Maria dos Santos NODARI Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Os processos migratórios ocorrem historicamente e contribuiem para transformer sociedades. A imigração não pode ser considerada um evento isolado mas como um acontecimento permanente e nos  últimos anos este processo intensificou-se sendo um dos fenômenos sociais mais importantes da atualidade. O Brasil  também faz parte dos processos migratórios, onde trabalhadores de outros países atuam em organizações nacionais. Este artigo teve como objetivo avaliar o desempenho dos trabalhadores haitianos em uma fábrica de estruturas metálicas localizada em Campos Novos/SC e descrever os motivos para a busca de haitianos para atuar na empresa que possui 234 funcionários, sendo 10 haitianos. Visando atingir aos objetivos do trabalho empregou-se a pesquisa qualitativa descritiva sendo que para a coleta de dados utilizou-se um roteiro estruturado aplicado primeiro, ao gestor de RH da empresa. Segundo, baseado em uma adaptação do Método da Escolha Forçada foi aplicado aos supervisors um roteiro semiestruturado visando conhecer o desempenho e o comportamento dos haitianos. Desta forma, chega-se a conclusão que os trabalhadores apresentam um desempenho assertivo e são comprometidos com os objetivos da organização e que a contração de estrangeiros pode ser uma alternativa para suprir a falta de trabalhadores brasileiros.

Biografia do Autor

Laura GELAIN, Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Aluna do Curso de Pós graduação em Gestão Estratégica em Recursos Humanos.

Tania Maria dos Santos NODARI, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutora em Ciências Sociais (UNiversidade Pablo de Olavide de Sevilla), Mestre em Administração Moderna de Negócios (FURB), Especialista em Gestão de Recursos Humanos (Unoesc). Professora e coordenadora de cursos de graduação e pós graduação da Unoesc-Joaçaba. Co-editora da Revista Unoesc & Ciência.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

GELAIN, L., & NODARI, T. M. dos S. (2017). DESEMPENHO DE TRABALHADORES HAITIANOS EM UMA FÁBRICA DE ESTRUTURAS METÁLICAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14138

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa