O ENSINO DA QUÍMICA POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS

Autores

  • Lucas Ferrreira UNOESC - Joaçaba
  • Ronaldo Adriano Ferreira UNOESC - Joaçaba
  • Adriana Biasi Vanin UNOESC - Joaçaba
  • Roselange Bárbara Zenere Baretta UNOESC - Joaçaba

Resumo

Sendo o professor o mediador, responsável principal pelo acesso ao conhecimento, é fundamental que ele estruture e aplique aulas mais motivadoras e dinâmicas no ensino da Química.  Neste sentido, o uso de experimentos pode facilitar a aprendizagem e aproximar a ciência da realidade do educando. O presente estudo buscou investigar a utilização de práticas pedagógicas no ensino da Química, com foco na Experimentação, visando analisar se há um processo melhor de aprendizagem quando o estudante consegue relacionar os conceitos teóricos à prática, contextualizando o conhecimento científico superando sua visão empírica, além de apontar as possibilidades de comprovação de fenômenos da Química com o uso de Experimentações e vivenciar atividades experimentais no ensino da Química utilizando materiais acessíveis. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, e foi desenvolvida em etapas distintas, que compreenderam trabalhos de observação e de regência em classe de ensino médio. O estudo possibilitou, por meio de análises das práticas realizadas, uma reflexão sobre o processo de experimentação no ensino da Química, chegando-se ao consenso que as aulas realmente se tornam mais dinâmicas, na qual se possibilita ao estudante espaço para que expresse suas hipóteses, corretas ou não, além de contextualizar o cotidiano fazendo com que ele “veja” a Química como uma ciência indispensável para o homem, com significados importantes para a compreensão de sua realidade. 

Palavras-chave: Experimentação. Relação teoria e prática. Contextualização da realidade. Ensino da Química.

Biografia do Autor

Lucas Ferrreira, UNOESC - Joaçaba

Área das Ciências Exatas e Tecnológicas - ACET

Curso de Licenciatura em Química - Joaçaba

Ronaldo Adriano Ferreira, UNOESC - Joaçaba

rea das Ciências Exatas e Tecnológicas - ACET

Curso de Licenciatura em Química - Joaçaba

Adriana Biasi Vanin, UNOESC - Joaçaba

Área das Ciências Exatas e Tecnológicas - ACET

Curso de Engenharia Química - Joaçaba

Roselange Bárbara Zenere Baretta, UNOESC - Joaçaba

Área das Ciências Exatas e Tecnológicas - ACET

Curso de Licenciatura em Química - Joaçaba

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Ferrreira, L., Ferreira, R. A., Vanin, A. B., & Baretta, R. B. Z. (2017). O ENSINO DA QUÍMICA POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14134

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino