EFEITO DA ESTRATIFICAÇÃO COM ÁGUA E DA ESCARIFICAÇÃO MECÂNICA NA SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA EM SEMENTES DE Acacia mearnsii DE WILD.

Autores

  • Danieli Ferneda Candido Universidade do Oeste de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-2637-8285
  • Alan José Cherobin Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Jonas Guerra Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

A Acacia mearnsii De Wild. (acácia-negra) possui sementes que apresentam dormência tegumentar, sendo impermeáveis à entrada de água. Dessa forma, o uso de métodos para a superação da dormência auxiliam na indução da germinação. O presente trabalho objetivou avaliar o efeito da água quente e da escarificação mecânica na superação da dormência em sementes de acácia-negra. Os tratamentos utilizados foram: T1 - testemunha; T2 - imersão em água à 85ºC, com permanência na água, fora do aquecimento, por 24h; T3 - imersão em água à 80ºC por 1 min.; T4 - imersão em água à 80ºC por 3 min.; T5 - imersão em água à 80ºC por 5 min. e T6 - escarificação com lixa. Posteriormente, distribuíram-se as sementes em caixas gerbox, sobre duas folhas de papel filtro umedecidas com água destilada e, então, as caixas foram acondicionadas em sala de cultivo com temperatura de 25ºC e fotoperíodo de 16h. Utilizou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado, com 4 repetições de 25 sementes. Avaliaram-se, aos 21 dias, as plântulas normais (sementes germinadas com suas estruturas essenciais desenvolvidas) e as sementes dormentes, expressas em porcentagem. Os dados foram submetidos à análise de variância e, quando o valor de F foi significativo, utilizou-se para a comparação das médias o teste de Tukey a 5% de probabilidade de erro. Não houve efeito significativo dos tratamentos sobre as plântulas normais e nem sobre a dormência das sementes, observou-se 12,3% de germinação e 71,7% de sementes dormentes. Os tratamentos empregados ocasionaram baixa germinação das sementes de acácia-negra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danieli Ferneda Candido, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Docente da Universidade do Oeste de Santa Cataria, Área das Ciências Agrárias

Alan José Cherobin, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduando em Agronomia

Jonas Guerra, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduando em Agronomia

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Candido, D. F., Cherobin, A. J., & Guerra, J. (2017). EFEITO DA ESTRATIFICAÇÃO COM ÁGUA E DA ESCARIFICAÇÃO MECÂNICA NA SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA EM SEMENTES DE Acacia mearnsii DE WILD. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14121

Edição

Seção

Xanxerê - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>