INCLUSÃO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Patrícia Aparecida Pedroso UNOESC
  • Andressa Maciel Unoesc
  • Eduarda Brito

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo a reflexão sobre a importância da inclusão na educação infantil, especialmente das interações sociais para o desenvolvimento da criança, como incentivo da aprendizagem na sala de aula e no ambiente da escola. Resultou do componente curricular Metodologia do Ensino da educação da infância, do curso de Pedagogia na Unoesc  Campos Novos. Observou-se  as características das condutas de inclusão social  numa escola de educação infantil e fez-se entrevistas semi-estruturadas na pesquisa de campo, além da observação e pesquisa bibliográfica. Sabe-se que o ser humano sozinho não aprende, e, precisa de  estímulos para aprender e  para a construção da auto-estima da criança especial desde seus anos iniciais na escola ou na sala de aula, bem como na sociedade em geral. Também observou-se a socialização e atitudes das professoras, direção e colegas com as crianças especiais. Escolheu-se a inclusão para observar o desenvolvimento social, afetivo, psicomotor  e cognitivo das crianças de inclusão e suas similaridades ou diferenças em relação às outras crianças. Deste modo, estudou-se  a importância da formação na infância, e especialmente o vínculo  afetivo numa escola inclusiva.

Inclusão, Infância e Socialização.

patricia.pedroso@unoesc.edu.br,duds.brito@hotmail.com ,dessa333.m@gmail.com

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Aparecida Pedroso, UNOESC

Coordenadora de gestão do PIBID /UNOESC

Coordenadora de Extensão e pós-graduação Unoesc virtual

Coordenaodra Pós-graduação

Docente área das humaidades

Psicopedagoga Clínica Unoesc

Andressa Maciel, Unoesc

Aluna Pedagogia Unoesc - Campos Novos

Eduarda Brito

Aluna do curso de Pedagogia Unoesc Campos Novos.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Pedroso, P. A., Maciel, A., & Brito, E. (2017). INCLUSÃO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14075

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>