USO DE PROBIÓTICOS NO ALEITAMENTO DE CORDEIROS LACAUNE EM SISTEMA DE DESMAME PRECOCE

Autores

Resumo

o objetivo do estudo foi avaliar a utilização de probióticos no aleitamento de cordeiros e suas influências no desempenho e escore de fezes. Foram utilizados no estudo 50 cordeiros (machos e fêmeas) recém-nascidos da raça Lacaune, para comparar o efeito dos tratamentos com o uso de leveduras viva (LV), extrato de levedura (EL), levedura viva + extrato de levedura (LV + EL), protocolo comercial (TK) e um tratamento controle (TC). Os animais foram distribuídos aleatoriamente em baias coletivas em um delineamento inteiramente casualizado, com cinco animais por baia e duas repetições de baias por tratamento. Os dados das variáveis contínuas foram avaliados através de um modelo para dados repetidos ao longo do tempo, após o teste de normalidade da distribuição dos dados. Os dados de consumo foram testados por análise de variância e adotado como nível de significância P<0,05. Os parâmetros avaliados foram ganho de peso vivo, ganho médio diário (GMD), consumo de concentrado, medidas corporais (comprimento corporal, perímetro torácico, altura de membros anterior e posterior) e escore de fezes. Não foi observada diferença entre os tratamentos avaliados nas variáveis citadas. Conclui-se que a inclusão de probióticos na fase de aleitamento de cordeiros não afetou o ganho de peso e o desenvolvimento corporal dos animais. O escore de fezes dos cordeiros não foi favorecido pela inclusão de probióticos no aleitamento e o uso de probióticos eleva os custos por cordeiro em sistemas de desmame precoce.

Biografia do Autor

Guilherme Zanini, Universidade do Oeste de Santa Catarina

ZANINI, Guilherme; GRIEBLER, Letieri.

USO DE PROBIÓTICOS NO ALEITAMENTO DE CORDEIROS LACAUNE EM SISTEMA DE DESMAME PRECOCE. 

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado e aprovado ao Curso de Zootecnia, da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC, SC), como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Zootecnia.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Zanini, G. (2017). USO DE PROBIÓTICOS NO ALEITAMENTO DE CORDEIROS LACAUNE EM SISTEMA DE DESMAME PRECOCE. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14074

Edição

Seção

Xanxerê - Pesquisa