PROFISSIONAL CONTÁBIL E O MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO DO PERFIL DOS EGRESSOS DA UNOESC - XANXERÊ

Autores

  • Marilete Cenci UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Tatiane Abido Carbonari UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Rubens Marafon UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Jorge Carlos Paludo UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Em meio a um cenário econômico de constantes transformações, onde as organizações empresariais necessitam cada vez mais de profissionais capazes de auxiliá-las na tomada de decisões e na busca pelos resultados desejados, o profissional contábil vem ganhando papel de destaque. Diante desta realidade, o objetivo deste trabalho consiste em estudar o perfil profissional dos egressos do curso de Ciências Contábeis da UNOESC- Xanxerê, em comparação às demandas do mercado de trabalho. Desta forma, a pesquisa caracterizou-se como descritiva, sendo que a tipologia quanto aos procedimentos é classificada como pesquisa de levantamento, com aplicação de questionário aos egressos do Curso de Ciências Contábeis da UNOESC dos anos de 2012 a 2015 que pertenciam a mesma matriz curricular de nove semestres e aos profissionais da área contábil. As análises dos dados ocorreram de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados apontaram que a maioria dos respondentes são mulheres e as faixas etárias predominam entre 25 e 30 anos. O motivo mais escolhido pelos egressos para a escolha do curso foi por considerarem que a profissão possui excelente mercado de trabalho. Verificou-se também, o alto grau de empregabilidade dos profissionais contábeis. No que tange à percepção dos egressos sobre o Curso de Ciências Contábeis da UNOESC, identificou-se que a maioria dos participantes da pesquisa apresenta-se satisfeito com a formação acadêmica recebida e o indicaria para outra pessoa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilete Cenci, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduada em Ciências Contábeis

Tatiane Abido Carbonari, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduada em Ciências Contábeis

Rubens Marafon, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui Mestrado em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2012), Especialização em Gestão de Recursos Humanos (2002) Graduação em Administração Empresarial pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2001). Professor universitário na Universidade do Oeste de Santa Catarina desde 2002. Professor de Ensino profissional desde 1986. Tem experiência na área de Administração Pública, com ênfase em Administração, Desenvolvimento Econômico, Gestão Social e no legislativo 2001/2004, o qual Presidiu 2003/2004. Atua principalmente nos seguintes temas: Gestão de Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Empreendedorismo, Comunicação Empresarial e Oratória, Desenvolvimento de Carreira e Gestão Estratégica. É consultor em empresas publicas e privadas.

Jorge Carlos Paludo, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui mestrado Profissional em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2015), especializações em Planejamento Tributário (1992) e Contabilidade Gerencial (1991), ambas pela UFSC e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1987). Atualmente é professor e coordenador do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade do Oeste de Santa Catarina, em Xanxerê. Tem experiência na área de gestão com ênfase em custos e finanças.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Cenci, M., Carbonari, T. A., Marafon, R., & Paludo, J. C. (2017). PROFISSIONAL CONTÁBIL E O MERCADO DE TRABALHO: UM ESTUDO DO PERFIL DOS EGRESSOS DA UNOESC - XANXERÊ. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14042

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>