ANÁLISE DOS IMPACTOS DA DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO EM UMA EMPRESA DO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Autores

  • Hendyel Sturmer UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Lucimar Angela Frigeri UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Jane Teo UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Gilvane Scheren UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

A construção civil é um setor de reconhecimento econômico no Brasil, pois contribui significativamente no desenvolvimento do país. No entanto, as empresas do setor sentem-se prejudicadas ao serem oneradas devido às diversas mudanças tributárias ocorridas a partir do ano de 2013, pelo surgimento do regime de Contribuição Previdenciária por Receita Bruta (CPRB), conhecido como a “desoneração da folha de pagamento”, que teve como finalidade minimizar os encargos sociais de diversas empresas dos setores no Brasil. Diante disso, o objetivo do estudo visou identificar as mudanças ocorridas quanto à aplicabilidade da contribuição previdenciária para empresas do setor da construção civil. Caracteriza-se como pesquisa documental, por meio de registros contábeis relativos à receita bruta e à folha de pagamento de uma empresa do município de Xanxerê/SC, onde realizou-se a análise comparativa dos dados qualitativamente. Os resultados apontam que o novo regime de tributação para a contribuição previdenciária favoreceu o crescimento de muitos setores do mercado, todavia, para a construção civil, as mudanças ocorridas, no ano de 2015 oneraram a empresa estudada.

Biografia do Autor

Hendyel Sturmer, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduada em Administração

Lucimar Angela Frigeri, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, Pós-Graduação em Controladoria e Finanças, Pós-Graduação em Contabilidade Gerencial e Custos, MBA Gestão Estratégica do Conhecimento Organizacional, Pós-Graduação em Gestão de Pessoas. Cursou até 2º. período de Tecnologia em Administração de Pequenas e Médias Empresas. Mestra em Administração Estratégica de Negócios ICEPE ? Inst. de Cons. Professor Elizalde. Mestra em Administração pela Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Jane Teo, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc Xanxerê (2000). Especialização em MBA em Gestão da Produção e Logística (2003) e Especialização em Administração de Empresas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc Xanxerê (2005). Atualmente é sócia administradora da empresa TCA CONTABILIDADE E ASSESSORIA EMPRESARIAL LTDA e professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc Xanxerê atuando nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis e Tributação.

Gilvane Scheren, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestrando em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó, especialista em MBA em Finanças, Controladoria e Gestão Tributária pela Universidade Regional de Blumenau (2013), especialista em Contabilidade Aplicada ao Setor Público pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2016) e graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2010). Atualmente é professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina, contador da Prefeitura Municipal de Chapecó e Controlador Interno da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis nas áreas de controladoria, finanças e contabilidade governamental.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Sturmer, H., Frigeri, L. A., Teo, J., & Scheren, G. (2017). ANÁLISE DOS IMPACTOS DA DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO EM UMA EMPRESA DO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14040

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino