ÉTICA DOS CONTADORES COMO PRINCÍPIO PROFISSIONAL

  • Émily Balerini UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Marlise Fabris UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Jane Teo UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Jorge Carlos Paludo UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Nos dias atuais, percebem-se constantes mudanças, onde os valores e atitudes profissionais são importantes, e o profissional contábil torna-se indispensável para as empresas. Com este estudo, buscou-se identificar o comportamento ético dos profissionais da contabilidade no ponto de vista das empresas de Xanxerê, Santa Catarina, considerando uma população de 95 empresas atuantes no município, conforme movimento econômico do ano de 2013, sendo utilizada amostragem intencional de 40 empresas destaque, onde 29 responderam a pesquisa. O estudo foi desenvolvido com a utilização da pesquisa de campo, descritiva, sendo que a abordagem do estudo foi realizada de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados da pesquisa evidenciam o que as empresas estão buscando no seu contador ou empresa contábil, quais as atitudes inaceitáveis, e também uma exposição dos princípios éticos e virtudes importantes para o profissional. Com os resultados da pesquisa foi possível analisar, que as empresas estão dando mais importância às atitudes dos profissionais contábeis, estando atentas a qualquer posição exercida pelos mesmos, sendo assim inaceitável a falta de ética e profissionalismo dos mesmos.

Biografia do Autor

Émily Balerini, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
Graduada em Ciências Contábeis
Marlise Fabris, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
Graduada em Ciências Contábeis
Jane Teo, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc Xanxerê (2000). Especialização em MBA em Gestão da Produção e Logística (2003) e Especialização em Administração de Empresas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc Xanxerê (2005). Atualmente é sócia administradora da empresa TCA CONTABILIDADE E ASSESSORIA EMPRESARIAL LTDA e professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc Xanxerê atuando nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis e Tributação.
Jorge Carlos Paludo, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
Possui mestrado Profissional em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2015), especializações em Planejamento Tributário (1992) e Contabilidade Gerencial (1991), ambas pela UFSC e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1987). Atualmente é professor e coordenador do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade do Oeste de Santa Catarina, em Xanxerê. Tem experiência na área de gestão com ênfase em custos e finanças.
Publicado
13-09-2017
Como Citar
Balerini, Émily, Fabris, M., Teo, J., & Paludo, J. C. (2017). ÉTICA DOS CONTADORES COMO PRINCÍPIO PROFISSIONAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14038
Edição
Seção
Xanxerê - Ensino