PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DO SETOR METAL MECÂNICO DA CIDADE DE XANXERÊ/SC

Autores

  • Andressa Boroski Rosa UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Paula Badia Taffarel UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Jorge Carlos Paludo UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Lucimar Angela Frigeri UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Uma das variáveis competitivas de maior relevância no ambiente empresarial é relacionada à redução de custos tributários. Devido a carga tributária brasileira, é importante que as empresas realizem planejamento tributário que permita a menor incidência de impostos e contribuições dentro da legalidade. O estudo teve por finalidade realizar uma análise sobre as vantagens de optar pela forma de tributação mais benéfica ao ramo de atividade de uma indústria do setor metal mecânico do município de Xanxerê/SC. Trata-se de um estudo de caso de caráter teórico-empírico, exploratório e de análise quantitativa. Após análises e comparações dos resultados encontrados em cada regime de tributação analisado, a pesquisa evidenciou que o regime em que permite maior redução do ônus tributário da empresa em estudo, é o Lucro Real. Analisando os resultados obtidos é possível verificar a relevância do planejamento tributário para o desenvolvimento organizacional de qualquer empresa que busca tornar-se mais competitiva no mercado, obter crescimento e consolidação no segmento em que atua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Boroski Rosa, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduada em Administração

Paula Badia Taffarel, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduada em Ciências Contábeis

Jorge Carlos Paludo, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Possui mestrado Profissional em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2015), especializações em Planejamento Tributário (1992) e Contabilidade Gerencial (1991), ambas pela UFSC e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1987). Atualmente é professor e coordenador do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade do Oeste de Santa Catarina, em Xanxerê. Tem experiência na área de gestão com ênfase em custos e finanças.

Lucimar Angela Frigeri, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, Pós-Graduação em Controladoria e Finanças, Pós-Graduação em Contabilidade Gerencial e Custos, MBA Gestão Estratégica do Conhecimento Organizacional, Pós-Graduação em Gestão de Pessoas. Cursou até 2º. período de Tecnologia em Administração de Pequenas e Médias Empresas. Mestra em Administração Estratégica de Negócios ICEPE ? Inst. de Cons. Professor Elizalde. Mestra em Administração pela Unoesc - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Rosa, A. B., Taffarel, P. B., Paludo, J. C., & Frigeri, L. A. (2017). PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DO SETOR METAL MECÂNICO DA CIDADE DE XANXERÊ/SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14037

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>