OS LIMITES DA PESQUISA MÉDICA COM SERES HUMANOS: NASCITUROS

Autores

  • Simone Tatiana da Silva Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Janaína Reckziegel Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Resumo

O presente texto tem como objetivo a reflexão e o debate a respeito dos limites da pesquisa médica com seres humanos, especialmente em relação aos nascituros. Para tanto, utilizou-se de metodologia qualitativa, com investigação bibliográfica. Os resultados apontam que as pesquisas com seres humanos no Brasil são regulamentadas pela Resolução 466/2012, que incorpora referenciais de bioética, como a autonomia, não-maleficência, beneficência, justiça e equidade. Nota-se também que quando se trata destas pesquisas, devem-se observar os benefícios que as mesmas trazem, para não realizar estudos desnecessários. Esse fato é relevante, quando se pensa nas pesquisas com nascituros, pois há necessidade de questionar-se a respeito dos limites destes estudos. Além disso, há a questão do direito à vida, que suscita diversas discussões, principalmente a respeito do seu início. Nesse sentido há juristas e embriologistas, que acreditam que a vida inicia com a fecundação e outros que afirmam que o direito a vida iniciaria após a fase de pré-embrião. Apesar destas discussões, a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 5º, assegura a proteção da criança, mesmo antes do nascimento. Por isso entende-se que as intervenções com nascituros devem subordinar-se a preceitos éticos não contrariando os direitos humanos. Conclui-se que o tema configura-se como um dilema a ser debatido, já que as ciências médicas avançam com extrema rapidez, sendo necessária a observação das consequências que estas geram em todas as áreas, em especial na área jurídica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Tatiana da Silva, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Enfermeira, Mestre em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais. Acadêmica de Direito na UNOESC Chapecó.

Janaína Reckziegel, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Advogada, Mestre em Direito Público. Doutora em Direitos Fundamentais e Novos Direitos, pela Universidade Estácio de Sá - RJ. Docente e pesquisadora dos Cursos de Direito e do Programa de Pós Graduação em Direito da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

da Silva, S. T., & Reckziegel, J. (2017). OS LIMITES DA PESQUISA MÉDICA COM SERES HUMANOS: NASCITUROS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14034

Edição

Seção

Chapecó - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>