DESCOMPRESSÃO LOMBAR COMO AQUECIMENTO PARA A PRÁTICA DE MUSCULAÇÃO

Autores

  • Mário Souza Nunes
  • Jucielly Carla Téo
  • Susana Padoin
  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Resumo

A lombalgia que consiste em quadros de dores na região lombar, afeta principalmente as pessoas na fase produtiva, entre os 30 e 50 anos, com uma maior incidência na terceira idade. Como forma de prevenção e tratamento, a prática regular e bem orientada de musculação fortalece a musculatura do core e reduz a dor. Em vista disso, o objetivo do estudo foi aplicar dois exercícios de descompressão intervertebral para diminuir a percepção de dor durante uma sessão de musculação. Para isso, participaram do estudo oito praticantes de uma academia de Chapecó, com queixa de dor na região lombar. A intervenção consistiu na realização dos exercícios prancha em seis apoios e abdominal canivete aplicados em uma única repetição com tempo máximo de execução, testes de flexibilidade, Lasègue e o nível de dor por meio da Escala Visual Analógica de percepção de dor antes e depois do treino. Constatou-se que as pessoas acima de 30 anos apresentam uma maior percepção de dor ao chegar na academia quando comparado com menores de 30 anos, e ainda, uma tendência maior a diminuí-la após a intervenção. Houve também uma correlação entre o tempo no canivete com a menor sensação de dor após o exercício, o que pressupõe que este exercício associado à prática de musculação atuam de forma preventiva na lombalgia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Mestrando em Ciências do Movimento Humano, pelo CEFID-UDESC. Doutorando em Educaçao Física, Atividade Física e Esporte pelo INEFC_UB. Professor da UNOESC-Chapecó.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Nunes, M. S., Téo, J. C., Padoin, S., & Zawadzki, P. (2017). DESCOMPRESSÃO LOMBAR COMO AQUECIMENTO PARA A PRÁTICA DE MUSCULAÇÃO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/14010

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>