MANUAL DE COLETA SANGUÍNEA E PROCESSAMENTO DE DADOS PARA ANÁLISE BIOQUÍMICA

Autores

  • Susana Padoin Bolsista e acadêmica do Curso de Educação Física, Unoesc Chapecó.
  • Mônica Raquel Sbeghen Professora Doutora da Unoesc Chapecó e Xanxerê.
  • Patrick Zawadzki Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Resumo

Desde o ano de 2008, a Organização Mundial da Saúde, o Ministério da Saúde do Brasil e a Organização Pan-Americana da Saúde vem ampliando laboratórios, de modo a abordar temas relacionados à prevenção a saúde. Dentre as inúmeras formas, destaca-se a realização de exames periódicos ou esporádicos, desde hemogramas completos, tipagem sanguínea, exames de urina e diabetes. Para que os exames sejam feitos, faz-se necessário que os profissionais estejam habilitados, capacitados e sejam conhecedores dos procedimentos e riscos. Diante disso, o objetivo do estudo foi descrever de forma didática o processo de coletas sanguíneas e processamento de dados para análises bioquímicas, visando auxiliar os acadêmicos e professores do curso de Educação Física em novas pesquisas. Para isso, utilizamos todos os materiais existentes no Laboratório de Fisiologia do Exercício que fossem para esta finalidade. Inicialmente o processo de coletas sanguíneas ocorreu de forma fragmentada. Ao seu final, foi realizado um teste piloto, abrangendo todo o processo, de modo que efetuamos coletas sanguíneas da forma tradicional, ou seja, com seringa e agulha e a vácuo. Pôde-se observar que ambas requerem muita concentração, atenção e responsabilidade por parte do profissional, bem como conhecimento para aplicar os procedimentos de forma correta, evitando quaisquer danos ao paciente. Verificou-se que o estágio realizado foi de grande valia, visto que proporcionou um amplo conhecimento na área, além de estar contribuindo para a pesquisa no curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susana Padoin, Bolsista e acadêmica do Curso de Educação Física, Unoesc Chapecó.

Bolsista e acadêmica do Curso de Educação Física, Unoesc Chapecó.

Mônica Raquel Sbeghen, Professora Doutora da Unoesc Chapecó e Xanxerê.

Professora Doutora da Unoesc Chapecó e Xanxerê.

Patrick Zawadzki, Universidade do Oeste de Santa Catarina. Universidade do Estado de Santa Catarina.

Mestrando em Ciências do Movimento Humano, pelo CEFID-UDESC. Doutorando em Educaçao Física, Atividade Física e Esporte pelo INEFC_UB. Professor da UNOESC-Chapecó.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Padoin, S., Sbeghen, M. R., & Zawadzki, P. (2017). MANUAL DE COLETA SANGUÍNEA E PROCESSAMENTO DE DADOS PARA ANÁLISE BIOQUÍMICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/13990

Edição

Seção

Chapecó - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>