O PROESDE E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Autores

  • Tania Maria dos Santos Nodari Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O Curso de Extensão em Desenvolvimento Regional se insere no contexto do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional,   desenvolvido pela Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina em convênio com Instituições Universitárias. O Programa consiste num conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à articulação da melhoria do ensino de graduação ao processo de desenvolvimento socioeconômico das áreas de abrangência das Secretarias de Desenvolvimento Regional.  As vagas no curso são destinadas para alunos oriundos de cursos de graduação estipulados pelo Programa. O Curso de Extensão em Desenvolvimento Regional possui 200 horas e contempla componentes curriculares, abrangendo as dimensões do desenvolvimento sustentado (social, ambiental, econômica, cultural, espacial e política) além de dois Seminários Regionais, visitas técnicas e um Seminário Estadual. A seleção dos alunos é feita por sorteio, sendo que obrigatoriamente os alunos devem estar cadastrados no UNIEDU (Programa de Bolsas Universitárias de SC). A Unoesc participa do Proesde/Desenvolvimento desde 2014 e o Programa já beneficiou  537 alunos dos campi  de Joaçaba, Campos Novos, Videira, Xanxerê, São Miguel do Oeste, Maravilha, Itapiranga e Dionísio Cerqueira. A concretização do programa oportuniza maior inserção das IES em suas regiões de abrangência, com o objetivo de promover o desenvolvimento regional através da formação de profissionais com visão sistêmica e empreendedora, capazes de planejar, implantar, gerir e avaliar projetos de desenvolvimento regional sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tania Maria dos Santos Nodari, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutora pela Universidade Pablo de Olavide de Sevilla/ES – Departamento de Humanidades (Reconhecido pela UFSC); Mestrrado em Administração Moderna de Negócios (FURB); professora e pesquisadora da Universidade do Oeste de Santa Catarina – Joaçaba – Santa Catarina/Brasil.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Nodari, T. M. dos S. (2017). O PROESDE E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/13957

Edição

Seção

Joaçaba - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>