Calcifilaxia Idiopática: Relato de Caso

Autores

  • FERNANDA TREVISOL UNOESC

Resumo

A Calcifilaxia é uma vasculopatia obliterativa que se caracteriza por necrose isquêmica cutânea, de instalação aguda e progressiva, secundária à calcificação de vasos sanguíneos de pequeno ou de médio calibre. Habitualmente é uma complicação observada nos pacientes com hiperparatireoidismo secundário à insuficiência renal crônica, porém pode ser idiopática. A sua patogenia ainda é desconhecida e provavelmente multifatorial. Apesar da Calcifilaxia ser uma afecção rara e grave na população em geral, o seu diagnóstico precoce e o tratamento, permitem a evolução clínica favorável e a melhoria da qualidade de vida do paciente. Este estudo descreve um caso de um paciente com Calcifilaxia Idiopática submetido ao tratamento clínico, desbridamento cirúrgico e curativos com resolução completa do quadro após 6 meses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

FERNANDA TREVISOL, UNOESC

A Calcifilaxia é uma vasculopatia obliterativa que se caracteriza por necrose isquêmica cutânea, de instalação aguda e progressiva, secundária à calcificação de vasos sanguíneos de pequeno ou de médio calibre. Habitualmente é uma complicação observada nos pacientes com hiperparatireoidismo secundário à insuficiência renal crônica, porém pode ser idiopática. A sua patogenia ainda é desconhecida e provavelmente multifatorial. Apesar da Calcifilaxia ser uma afecção rara e grave na população em geral, o seu diagnóstico precoce e o tratamento, permitem a evolução clínica favorável e a melhoria da qualidade de vida do paciente. Este estudo descreve um caso de um paciente com Calcifilaxia Idiopática submetido ao tratamento clínico, desbridamento cirúrgico e curativos com resolução completa do quadro após 6 meses.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

TREVISOL, F. (2017). Calcifilaxia Idiopática: Relato de Caso. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/13913

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa