ESTRATÉGIAS DE CUIDADO E SUPORTE EM SAÚDE MENTAL ENTRE MULHERES AGRICULTORAS DE SAUDADES-SC

Autores

  • Jaíne Stein Universidade do Oeste de Santa Catarina-UNOESC
  • Álvaro Cielo Mahl Universidade do Oeste de Santa Catarina-UNOESC

Resumo

A pesquisa teve por objetivo investigar as estratégias de cuidado e suporte psicossocial ofertadas às mulheres agricultoras familiares de Saudades-SC, identificando a incidência de transtornos mentais comuns, verificando o acesso à rede de atenção à saúde para tratar questões relativas à saúde mental. Esta pesquisa foi realizada com abordagem metodológica qualitativa que foi desenvolvida em duas fases. Na primeira fase, rastrearam-se casos indicativos de transtornos mentais comuns entre todas as mulheres da população investigada, nomeadamente, agricultoras familiares de Saudades-SC. Para o rastreamento em saúde mental, foi utilizado o Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20). Na segunda fase utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturada com questões abertas. Participaram da primeira fase desta pesquisa 362 mulheres que responderam o questionário, e para a segunda fase foram cinco mulheres entrevistadas, com idades entre 21 a 59 anos, de forma individual na casa de cada participante. Por meio desta pesquisa compreendeu-se que as principais estratégias de enfrentamento utilizadas pelas mulheres agricultoras de Saudades-SC dão-se pela religiosidade, seguida pela procura do médico e o uso de medicamentos. 

Palavras chave: Mulheres Agricultoras; Estratégias de enfrentamento; Transtornos Mentais Comuns. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaíne Stein, Universidade do Oeste de Santa Catarina-UNOESC

Acadêmica do curso de graduação em Psicologia. Bolsista do Programa de Iniciação Científica da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), campus aproximado de Pinhalzinho.

Álvaro Cielo Mahl, Universidade do Oeste de Santa Catarina-UNOESC

Mestre em Psicologia do Desporto e do Exercício (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/Portugal). Professor do curso de Psicologia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Stein, J., & Mahl, Álvaro C. (2017). ESTRATÉGIAS DE CUIDADO E SUPORTE EM SAÚDE MENTAL ENTRE MULHERES AGRICULTORAS DE SAUDADES-SC. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/13910

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>