AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DO GUANDU [CAJANUS CAJAN (L.), E MILETO (PENNISETUM GLAUCUM) COMO PLANTA DE COBERTURA RECUPERADORA DE SOLO DEGRADADOS.

Autores

  • Marcelo Rodrigo Kaufmann Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC
  • Indira Klein Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC
  • Angela Cristina Veiga Majolo Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC
  • Natana Menegat Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC
  • Dilva Benvenutti Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC
  • André Sordi Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC
  • Alceu Cericato Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC
  • Cristiano Rescke Lajus Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC

Resumo

A adubação verde é uma das práticas mais promissoras e viáveis, pois a pesquisa possui resultados comprovando a eficiência na cobertura e proteção do solo e na melhoria das condições físicas químicas e biológicas do solo, considerando estes fatores foi desenvolvida a pesquisa com duas espécies, o Guandu (Cajanus cajan) e o Milheto (Pennisetum glaucum). Com objetivo de avaliar a curva de crescimento e a taxa de decomposição e liberação de nitrogênio, fósforo e potássio na fitomassa em área degradada no município de Maravilha/SC. O trabalho foi conduzido na UNOESC. O delineamento utilizado foi em blocos com 11 repetições, cada uma possuí área de 9 m2, totalizando uma área 198 m2. As variáveis analisadas foram eficiência de ambas as culturas em propor cobertura no solo desde a semeadura até o manejo, liberação de Nitrogênio, Fósforo e Potássio após o manejo, eficiência em manter solo com cobertura por maior período, desenvolvimento de invasoras e avaliação da resistência a penetração no solo na camada de 0-20 cm 104 Dias Após Manejo. Os resultados revelam que o milheto é mais eficiente em crescimento e desenvolvimento, demorando menos dias para atingir 100% da área com cobertura, mantém o solo com cobertura por um período prolongado, é menos suscetível ao desenvolvimento de invasoras. O guandu proporcionou maior quantidade de N ha-1, levando menor tempo para disponibilizar ao solo, 70-80% do P, e 90% do K constituído na MS é incrementado ao solo em menos de 110 dias após manejo, o milheto, apresentou a menor resistência a penetração na camada de 0-20 cm.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Kaufmann, M. R., Klein, I., Majolo, A. C. V., Menegat, N., Benvenutti, D., Sordi, A., Cericato, A., & Lajus, C. R. (2017). AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DO GUANDU [CAJANUS CAJAN (L.), E MILETO (PENNISETUM GLAUCUM) COMO PLANTA DE COBERTURA RECUPERADORA DE SOLO DEGRADADOS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/13907

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>