O JOGO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE REFORÇO

Autores

  • Rosemari Almeida Rosa UNOESC
  • Marilei Terezinha Dal' Vesco UNOESC
  • Celoí Terezinha Vichroski EMEIEF Attílio Luiz Calza

Resumo

Sabe-se que o cidadão que domina a leitura e a escrita tem melhores oportunidades de inserção social e consegue viver mais dignamente. Existem muitas dificuldades presentes no processo de aprendizagem e há alunos que não conseguem acompanhar as aulas, e o papel do professor como mediador é o de amenizá-las através de atividades diferenciadas que os envolvam de forma participativa, considerando que estes são capazes e o que os difere é o ritmo diferenciado na aprendizagem. Desse modo, é importante disponibilizar ao educando, nas aulas de reforço, uma atividade que ele consiga fazer, de acordo com sua fase de desenvolvimento na aprendizagem. Utilizar os jogos como recurso didático no processo ensino-aprendizagem, possibilita compreender conteúdos antes não entendidos, no caso de alunos que não conseguem aprender por variados motivos e necessitam de um acompanhamento diferenciado. Por meio das atividades de alfabetização, as crianças avançam significativamente no aprendizado da leitura e da escrita, e as aulas de reforço contribuem para que ocorram significativos avanços relacionados ao baixo rendimento de alguns alunos em sala de aula. Portanto, estratégias metodológicas colaboram para a estimulação do aprendizado, dando maior atenção às particularidades de cada aluno, o que é difícil de conciliar em sala de aula. Ao trabalhar com jogos de alfabetização, percebem-se dificuldades e facilidades de cada criança, assim, pode-se priorizar as atividades apresentadas com maiores dificuldades e possibilitar novas alterações necessárias nas conduções das práticas educativas.

Palavras-chave: Jogos. Educando. Aprendizagem. Estratégias metodológicas.

Biografia do Autor

Rosemari Almeida Rosa, UNOESC

Acadêmica do curso de Pedagogia UNOESC Campus de São Miguel do Oeste/SC

Marilei Terezinha Dal' Vesco, UNOESC

Coordenadora do PIBID

Celoí Terezinha Vichroski, EMEIEF Attílio Luiz Calza

Supervisora do PIBID

Downloads

Publicado

13-09-2017

Como Citar

Rosa, R. A., Dal’ Vesco, M. T., & Vichroski, C. T. (2017). O JOGO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE REFORÇO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/13903

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino