PROJETO DE UM EQUIPAMENTO EXTRUSOR PARA REAPROVEITAMENTO DE IMPRESSÕES 3D

  • Douglas Roberto Zaions UNOESC
  • Murilo Weiss Simi Sete Engenharia Mecânica - Unoesc - Joaçaba

Resumo

Com a recente popularização do uso de impressoras 3D, nota-se a necessidade da existência de uma alternativa técnica para um equipamento capaz de reaproveitar o material utilizado, uma vez que atualmente existem poucas alternativas para tal. Muitas trabalhos 3D exige um longo tempo de impressão e material. Na maior parte das vezes, a falha no sistema de impressão e ou queda de energia elétrica, condena totalmente o trabalho até então realizado. O material utilizado é perdido. O presente trabalho foi realizado com o objetivo de desenvolver o projeto de um equipamento destinado ao reaproveitamento do material proveniente de impressões 3D, sendo concebido segundo a metodologia de projeto utilizada na área de Engenharia Mecânica, compreendendo as etapas de planejamento de produto e de projeto, projeto informacional, conceitual, preliminar e detalhado, buscando a concepção de um equipamento economicamente atrativo para o mercado consumidor quando comparado aos concorrentes. Como alternativa física e conceitual associadas as funções do sistema, procurou-se por tecnologias facilmente disponíveis, visando reduzir o custo final do produto. Na fase de projeto detalhado, foi realizada a construção e a montagem de um protótipo como forma de obter informações relevantes a respeito do material extrudado, sendo que os testes realizados permitiram reavaliar o sistema projetado e evidenciaram melhorias no sistema.

Biografia do Autor

Douglas Roberto Zaions, UNOESC
Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal de Santa Maria em 1993. Em 1994 iniciou o curso de especialização em Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Santa Catarina obtendo o grau de Especialista em Engenharia Mecânica. Em 2003 concluiu o curso de Mestrado em Engenharia de Produção na Universidade Federal do Rio Grande do Sul na área de concentração de Gerência, desenvolvendo o trabalho intitulado Consolidação da Metodologia da Manutenção Centrada em Confiabilidade em uma Planta de Celulose e Papel. Atualmente é doutorando do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina na área de concentração de Projeto de Sistemas Mecânicos. Foi Coordenador do Curso de Engenharia de Produção Mecânica de março/2000 até março/2006 e do Curso de Tecnologia em Processos Industriais – Modalidade Eletromecânica de março/2000 até Junho/2002 da UNOESC – Joaçaba. Conselheiro Estadual e membro da Câmara Especializada de Engenharia Industrial do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de Santa Catarina, CREA – SC no período de janeiro de 2001 até dezembro de 2003. Também foi Diretor do CREA – SC no período de janeiro de 2002 até dezembro de 2002. Quinze anos de docência em cursos técnicos, tecnológicos, engenharia e especialização na área mecânica. Professor de várias disciplinas da área de projetos nos cursos Técnico em Mecânica e Eletromecânica do SENAI – CET Joaçaba. É Professor do curso de Engenharia de Produção Mecânica da UNOESC – Joaçaba onde atua nas disciplinas de Resistência dos Materiais, Elementos de Máquinas, Mecanismos, Processos de Usinagem e Comando Numérico, Pesquisa Operacional, Projeto de Sistemas Mecânicos e Manutenção Mecânica. É também pesquisador nas áreas de Projeto e Manutenção Industrial. Professor dos cursos de Especialização em Engenharia de Manutenção Industrial e Engenharia de Produção da Universidade do Oeste de Santa Catarina ministrando respectivamente a disciplina de Manutenção de Elementos de Máquinas, Técnicas e Procedimentos de Mantenção e Gestão da Manutenção. No curso de Especialização em Projetos de Sistemas Mecânicos atua nas disciplinas de Metodologia de Projeto de Sistemas Mecânicos e Projeto para a Confiabilidade e Mantenabilidade. É perito técnico judicial, desenvolvendo trabalhos nas áreas automotiva e industrial na busca de causa raiz de falhas.
Publicado
13-09-2017
Como Citar
Zaions, D. R., & Sete, M. W. S. (2017). PROJETO DE UM EQUIPAMENTO EXTRUSOR PARA REAPROVEITAMENTO DE IMPRESSÕES 3D. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/13899
Edição
Seção
Joaçaba - Ensino