EMPODERAMENTO E PUBLICIDADE: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER EM CAMPANHAS DIRECIONADAS AO PUBLICO FEMININO EM CANNES 2015

  • Marcio Giusti Trevisol UNOESC
  • Daiane Neres Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Resumo

O resumo é resultado de uma pesquisa na modalidade trabalho de conclusão de curso e aborda a retração e o processo de identificação feminina nas propagandas premiadas no Festival de Cannes 2015. A premiação Cannes for a Change, visa o empoderamento feminino e a representação das minorias em propagandas. O objetivo foi compreender como a publicidade está mudando sua forma de representar o público feminino. Para sustentar a tese do empoderamento feminino, foram utilizados conceitos de Santaella (2008) e Lipodeviski (1997), que discorrem sobre a Mulher Híbrida e a Terceira Mulher na sociedade moderna. A metodologia utilizada para a efetivação da pesquisa foi bibliográfica com método hipotético-dedutivo. A abordagem exploratória e descritiva possibilitou a aproximação com o fenômeno estudado. A análise de conteúdo das propagandas materializou e legitimou a tese que o Festival de Cannes valoriza e alinha-se ao movimento contemporâneo de empoderamento da mulher.  Na investigação constatou-se que as mensagens tanto linguísticas como visuais trazem para a discussão na comunicação atual o discurso de empoderamento feminino como forma de respeito a cidadania, contudo, é importante pontuar que na comunicação de massa a mulher ainda é utilizada como objeto e, por vezes, estereotipada.

Biografia do Autor

Marcio Giusti Trevisol, UNOESC
Mestre em Ética e Filosofia Política (UFSC). Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) onde ministra o compomente Curricular de Ciência Política e Ética e Sociedade.
Daiane Neres, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc
Formada em Publicidade e Propaganda - Unoesc
Publicado
13-09-2017
Como Citar
Trevisol, M. G., & Neres, D. (2017). EMPODERAMENTO E PUBLICIDADE: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER EM CAMPANHAS DIRECIONADAS AO PUBLICO FEMININO EM CANNES 2015. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/13869
Edição
Seção
Joaçaba - Pesquisa