ANÁLISE DA MOTIVAÇÃO NO DESEMPENHO DE JOVENS FUTEBOLISTAS

Resumo

O treinador de futebol que trabalha com atletas com idade entre 14 e 15 anos necessita ter conhecimentos e desenvolver habilidades para controlar a motivação e a ansiedade dos jovens. A habilidade de um treinador para lidar com a motivação no futebol é tão importante quanto à forma para se desenvolver a preparação física e a técnica dos atletas. O presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos da motivação no desempenho durante os treinamentos em jovens futebolistas. Participaram do estudo 14 atletas, do sexo masculino, com idades entre 14 e 15 anos, da categoria de base sub 15 da Associação Chapecoense de Futebol. Foram utilizados dados coletos por meio de scout. O jogo para o scout teve duração de 8 minutos em campo reduzido, com o uso de 4 “motivações” diferentes (sem estímulo nenhum; comportamentos negativos como desânimo; estabelecimento de metas; e utilizando punições) e foram avaliados o número de gols, finalizações corretas, finalizações erradas, desarmes e passes errados. A análise dos dados foi de maneira descritiva, apresentados em frequência absoluta. Os resultados apontam que a motivação que gerava alguma punição foi à que conseguiu o maior número de gols (2), mas ao mesmo tempo foi a que teve o maior número de finalizações erradas (12). Já o treino em que foram estipuladas metas a serem alcançadas foi o que teve maior número de finalizações corretas (4). O menor número em todos os pontos avaliados foi identificado pela orientação negativa. Conclui-se que a motivação tem papel fundamental no futebol, influenciando os desfechos das partidas.

Biografia do Autor

Nei Augusto Rotta Sminks, Unoesc
Graduado em Educação Física
Rafael Cunha Laux, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Mestre em Educação Física (UFSM), Especialista em Personal Training (UNOESC). Professor do Curso de Educação Física da UNOESC Campus Chapecó.
Publicado
13-09-2017
Como Citar
Sminks, N. A. R., & Laux, R. C. (2017). ANÁLISE DA MOTIVAÇÃO NO DESEMPENHO DE JOVENS FUTEBOLISTAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/13788
Edição
Seção
Chapecó - Pesquisa