MÉTODO ALTERNATIVO DE ENSINO DE ANATOMIA VETERINÁRIA UTILIZANDO A TÉCNICA DE LÁTEX E DE ACRÍLICO AUTOPOLIMERIZANTE PARA A PRESERVAÇÃO DE ESTRUTURAS ANATÔMICAS

Autores

  • Daniela Tonini da Rocha
  • Glaucia Regina Arconti
  • Diego Rodrigo Greggio
  • Cristiano Fabio Rohenkohl

Resumo

O uso de peças anatômicas são indispensáveis para o ensino da anatomia, sendo um
método utilizado em todo o mundo devido a contribuição no aprendizado prático. O objetivo do
trabalho foi utilizar duas técnicas anatômicas, injeção de látex e injeção de acrílico
autopolimerizante para produzir peças anatômicas a partir do preenchimento de artérias do
coração. Foram utilizados 12 corações bovinos obtidos de doações de frigoríficos. Para a técnica
de injeção de acrílico autopolimerizante foi utilizado o produto de uso odontológico, marca
comercial JET, líquido e pó na proporção 2:1 juntamente com o corante líquido de pigmentos
vermelho e azul. Inicialmente as peças foram lavadas em água corrente até apresentarem-se
desprovidas de coágulos e tiveram o excesso de água removido. Para a confecção das peças com
injeção de látex, utilizou-se látex natural branco corado de vermelho e azul. O látex foi muito
bem agitado, antes de ser corado, para obter-se completa homogeneização do produto e, após
dada a pigmentação desejada, a solução foi injetada nas artérias coronárias. Existem vários tipos
de substâncias utilizadas para o preenchimento de vasos sanguíneos e conservação de peças
anatômicas, cada material apresenta vantagens e desvantagens. Em relação ao uso do acrílico
autopolimerizante, o produto mostrou-se mais efetivo na solidificação em comparação ao uso do
látex para a visualização das estruturas vasculares. O látex, logo no primeiro experimento,
apresentou dificuldades na solidificação, sendo que o material preparado (látex e corante)
extravasou pelos vasos de maior calibre manchando o exterior dos órgãos. Os modelos
preparados, utilizando a técnica de injeção de acrílico autopolimerizante, demostraram
claramente as artérias coronárias, contribuindo, assim, no processo de ensino/aprendizagem,
pois fornecem melhor didática de estudo e de trabalho para professores e alunos, facilitando a
aprendizagem na área e disponibilizando diferentes modelos didáticos em um mesmo ambiente.

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Publicado

24-08-2016

Como Citar

da Rocha, D. T., Arconti, G. R., Greggio, D. R., & Rohenkohl, C. F. (2016). MÉTODO ALTERNATIVO DE ENSINO DE ANATOMIA VETERINÁRIA UTILIZANDO A TÉCNICA DE LÁTEX E DE ACRÍLICO AUTOPOLIMERIZANTE PARA A PRESERVAÇÃO DE ESTRUTURAS ANATÔMICAS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11746

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Pesquisa