OS PROCESSOS EDUCATIVOS NO HORIZONTE DA LINGUAGEM

  • Clenio Lago
  • Letícia Savaris
  • Andressa Sartori
  • Andréia de Andrade Moraz

Resumo

Diante do cenário educacional contemporâneo que clama por reflexões e
dinâmicas que ultrapassem a visão fragmentária do conhecimento e da vida humana
objetiva-se contribuir educação que já não se enquadra mais em formalismos, processos
estanques e mecanicistas, por que manifesta na busca de uma dinâmica contínua de
aprendizagem, capaz de conectar a vida humana com os diversos saberes. Assim, o
estudo pauta-se por reflexões discutidas nos encontros de formação Estratégias e ações
multidisciplinares nas áreas de conhecimentos das ciências humanas, ciências da
natureza e linguagens, na mesorregião do oeste catarinense: implicações na qualidade
da educação básica – CAPES/OBEDUC-PPGEd/UNOESC. Este estudo, portanto,
possibilita tecer reflexões que buscam ultrapassar a fronteira reducionista via
complexidades. Um dos grandes indicativos nesse processo é o desafio que emerge com
a linguagem, para além dos propósitos da instrumentação, senão que como a própria
experiência constitutiva do humano. As reflexões indicam, frente a importância
fundamental da religação dos saberes com a dinâmica da vida, o repensar a ação
educativa a partir do despertar da complexidade, possível pela linguagem enquanto
experiência humana e não instrumento, como aparece no pensamento moderno
fragmentador.
Publicado
24-08-2016
Como Citar
Lago, C., Savaris, L., Sartori, A., & Moraz, A. de A. (2016). OS PROCESSOS EDUCATIVOS NO HORIZONTE DA LINGUAGEM. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11724
Edição
Seção
São Miguel do Oeste - Ensino