EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO DA AMERIOS – ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO ENTRE RIOS

Autores

  • Elis Regina Mulinari Zanin
  • Tais Finardi

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar o ensino/aprendizagem
voltado para o desenvolvimento da sustentabilidade, a partir das estratégias didáticas
dos professores do sistema de ensino público da região da AMERIOS, que compreende
17 municípios. O estudo, de abordagem qualitativa, utilizou como instrumento de coleta
de dados a entrevista semiestruturada com os diretores, considerando uma escola por
município. Ainda, foram aplicados questionários aos professores que ministram aulas
com alunos no 1º ao 5º ano. A partir da análise de conteúdo, foi possível apontar
consideráveis desafios na efetividade do ensino voltado para a sustentabilidade. Uma
das problemáticas iniciais está ligada ao próprio conceito de sustentabilidade, que é
amplo e complexo em sua definição e práxis, abarcando o nível ambiental, social e
econômico. Os dados obtidos apontam que os diretores possuem uma concepção
incompleta sobre o assunto. Também, constatou-se que as escolas realizam ações
voltadas para a sustentabilidade a partir de estratégias didáticas dos professores,
porém, são ações isoladas. O estudo aponta ainda que o apoio da família, das empresas e
da universidades é limitado. Fica evidente que a escola encontra dificuldade em tornar a
sustentabilidade uma prática transversal, na medida em que os próprios professores e
diretores não possuem compreensão integral sobre o tema. Portanto, o presente
trabalho evidenciou a importância da discussão e fomento no que diz respeito a
sustentabilidade no âmbito educacional, bem como, visou despertar o interesse para
futuras pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Zanin, E. R. M., & Finardi, T. (2016). EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO DA AMERIOS – ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO ENTRE RIOS. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11703

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Pesquisa