GOLFE: UMA NOVA POSSIBILIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR

  • Eliéser Felipe Livinalli
  • Dara Claudia de Oliveira Ferrasso
  • Daniel Nunes
  • Adriano Dall Lagnol

Resumo

O Golfe ao ser introduzido no ambiente escolar serve como ferramenta para
incentivar o gosto pela prática esportiva e pelo movimento, além de despertar o
interesse dos estudantes. Assim, o presente estudo teve como objetivo implementar uma
proposta voltada ao Golfe visando a melhora na participação e no interesse dos alunos
do 7º e 8º anos de uma escola do município de São Miguel do Oeste – SC, verificando sua
percepção frente à proposta implementada e ação docente. A amostra foi intencional,
composta por 09 alunos do 8º e 9º anos de uma escola pública de São Miguel do Oeste-
SC, sendo 06 do gênero masculino e 03 do gênero feminino, de 13 e 14 anos.
Inicialmente, foi entregue aos alunos o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e o
Termo de Uso de Imagem, para ser assinado pelos pais ou responsáveis, liberando seus
filhos para a coleta de dados e para as atividades de intervenção e o Termo de
Assentimento, assinado pelos próprios alunos. Para um melhor acompanhamento da
proposta, foi utilizado um diário de campo, além de serem aplicadas aos estudantes duas
entrevistas, uma pré e outra pós intervenção. Como resultado, foi possível perceber que
levar algo novo aos estudantes despertou a curiosidade dos mesmos. Assim, todos
tinham atenção às explicações, bem como participavam das aulas, se divertindo durante
as mesmas, ou seja, aprenderam brincando. Quanto a percepção dos alunos, salienta-se
também que os estudantes gostaram muito da proposta, sendo que gostariam que a
modalidade continuasse em algumas aulas de Educação Física, tendo inclusive quem
colocasse que a proposta o incentivou a praticar esportes, demonstrando o interesse dos
alunos frente a mesma. Diante do exposto, conclui-se que é possível trabalhar com uma
proposta com base na modalidade de Golfe, sendo que esta se mostrou muito positiva, já
que os estudantes mostraram-se muito interessados em aprender.
Publicado
24-08-2016
Como Citar
Livinalli, E. F., Ferrasso, D. C. de O., Nunes, D., & Dall Lagnol, A. (2016). GOLFE: UMA NOVA POSSIBILIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11699
Edição
Seção
São Miguel do Oeste - Ensino