ARDLOCK - AUTOMAÇÃO PARA SALA DE AULA

Autores

  • Fábio Renner Mingori
  • Eduardo Antonio Uliana
  • Diego Lucas Blasi

Resumo

O Objetivo do trabalho está centrado na demonstração da utilização de um
micro controlador Arduino juntamente com a tecnologia RFID para controlar o acesso e
a energia de uma sala de aula, proporcionando assim uma economia de energia e uma
melhor comodidade para abrir a sala, possibilitando a escolha entre um cartão RFID,
uma página web ou um aplicativo Android, e assim fazer a liberação da energia e da
abertura da porta. O controle dos usuários foi feito utilizando-se um banco de dados com
informações de todos os usuários, juntamente com o histórico de ações feitas pelo
usuário no sistema. Após os testes iniciais e a aplicação do Arduino na solução do
problema proposto, percebeu-se que o mesmo é uma ferramenta adequada para efetuar
o controle de acesso e de iluminação. Durante o desenvolvimento, percebeu-se que a
utilização do Arduino UNO apesar de suficiente, chegou no limite de portas disponíveis
no equipamento, conseguindo controlar a iluminação da sala, a fechadura eletrônica da
porta e um ar condicionado, as demais portas de comunicação foram utilizadas para o
acesso a placa Ethernet e módulo RFID. Um dos diferenciais do trabalho foi a ligação
direta do Arduino com o banco de dados, sem a utilização de outro sistema
intermediário, o que proporcionou uma fácil e rápida inserção e leitura de dados do
banco, estando todas as ações centradas no banco de dados, proporcionando a
multiplataforma do equipamento. Uma das limitações enfrentadas foi o tamanho da
string suportada pelo Arduino, de apenas 32 caracteres, obrigando a utilização de nome
de campos de apenas uma letra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Mingori, F. R., Uliana, E. A., & Blasi, D. L. (2016). ARDLOCK - AUTOMAÇÃO PARA SALA DE AULA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11680

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)