O REFORÇO ESCOLAR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Giovana Maria Di Domênico Silva
  • Celoí Vichroscki
  • Keli Adriani Taparelo
  • Veridiane Angélica Rucks

Resumo

O processo de alfabetização caracteriza-se como um desafio permanente do
processo de ensino e aprendizagem. Este desafio, muitas vezes, necessita de estratégias,
que ultrapassem o processo cotidiano e coletivo da sala de aula. Nessa perspectiva,
objetiva-se contribuir para que as crianças avancem no processo de ensino
aprendizagem, principalmente na leitura e escrita, no processo de alfabetização, para
melhorar sua autoestima e auxiliar no seu desempenho escolar. Visando atender ao
objetivo, realizam-se aulas de reforço, as quais são ministradas duas vezes por semana,
no contraturno das aulas dos alunos. Essas aulas são realizadas por bolsistas de
iniciação à Docência do PIBID, subprojeto Pedagogia, na Escola de Educação Infantil e
Ensino Fundamental Attílio Luiz Calza. Os alunos convidados a participar das aulas de
reforço são agrupados, preferencialmente, por série. Durante as aulas, utilizam-se
materiais lúdicos que auxiliam no desenvolvimento das atividades propostas. As
atividades lúdicas e desafiadoras, focadas especialmente no ato de ler e escrever, criam
aprendizagens significativas. Destaca-se que os atendimentos, em pequenos grupos,
possibilita a aproximação com os educandos, garantindo a percepção das fragilidades
em relação às aprendizagens e, assim, utilizar-se de diferentes estratégias para que
avancem no processo de alfabetização. Percebeu-se que as crianças que apresentavam
dificuldades de aprendizagem, durante as aulas regulares, ao ter acesso às aulas de
reforço escolar, avançaram nos processos de alfabetização e perceberam mais
significado no ato de ler e escrever. Conclui-se afirmando que as aulas de reforço se
destacam como importantes estratégias no desempenho do processo de alfabetização,
pois as crianças aprendem, interagem mais com os materiais, com os colegas e o
professor, sentindo-se motivadas ao realizar as tarefas propostas. Destaca-se que os
professores titulares das turmas também perceberam uma participação mais ativa dos
alunos, envolvidos nesta atividade, em sala de aula.

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Publicado

24-08-2016

Como Citar

Silva, G. M. D. D., Vichroscki, C., Taparelo, K. A., & Rucks, V. A. (2016). O REFORÇO ESCOLAR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11588

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Extensão

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