JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO PARA A SISTEMATIZAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA

Autores

  • Giovana Maria Di Domênico Silva
  • Celoí Vichroski
  • Fabiane Carla Carboni
  • Marcia Jaqueline Pasa

Resumo

Garantir que as crianças aprendam de forma ampla e lúdica, caracteriza-se
como um grande desafio do processo de ensino e aprendizagem. Os jogos de
alfabetização possibilitam uma aprendizagem significativa para o desenvolvimento da
leitura e da escrita. Deste modo, precisa-se perceber a escola como um espaço para as
crianças aprenderem por meio da ludicidade de forma prazerosa e, assim, ampliar a
atenção, o raciocínio e a criatividade. Objetivou-se com os jogos desenvolvidos: avançar
no processo da leitura e da escrita, favorecendo a socialização entre professor, alunos e
entre os próprios alunos, visando à sistematização dos conteúdos de forma lúdica, ampla
e prazerosa na aprendizagem. Os jogos e as brincadeiras fazem parte do ambiente
natural das crianças e, nesse sentindo, são instrumentos pedagógicos importantes e
determinantes para o desenvolvimento das crianças, pois ao jogar e brincar
desenvolvem habilidades necessárias para o seu processo de alfabetização e letramento.
Os jogos se realizaram em duplas ou trios, com o auxílio das professoras titulares das
turmas, do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental, na Escola de Educação
infantil e Ensino Fundamental Attílio Luiz Calza e as bolsistas de iniciação à docência,
vinculadas ao PIBID, subprojeto Pedagogia. Para a construção dos jogos, utilizaram-se
basicamente materiais alternativos. Por dos jogos realizados, pôde-se perceber que as
crianças conseguiram internalizar o conhecimento de forma mais ampla, desenvolvendo
o relacionamento com os colegas e aprendendo com o outro, pois se acredita que na
coletividade, de forma colaborativa, o processo de ensino-aprendizagem acontece de
modo mais significativo. Assim, pode-se concluir que os jogos são mecanismos
facilitadores da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Di Domênico Silva, G. M., Vichroski, C., Carboni, F. C., & Pasa, M. J. (2016). JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO PARA A SISTEMATIZAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11587

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>