CANTIGAS E BRINCADEIRAS DE RODA - UM RECURSO LÚDICO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Igor Mercaus
  • Andréa Jaqueline Prates Ribeiro
  • Catiane Luiza Brambilla
  • Marciéli Fransozi

Resumo

As cantigas e brincadeiras de roda constituem um recurso lúdico e criativo,
capaz de desenvolver habilidades nos educandos, durante as aulas de Educação Física.
Devido aos múltiplos aspectos que trazem como a regionalidade, a tradição, o folclore, a
musicalidade e outros, apresentam-se como um excelente recurso para o
desenvolvimento da capacidade criativa, da sociabilização e do desenvolvimento
cognitivo, proporcionando assim uma educação integrativa. O objetivo deste trabalho foi
explorar e vivenciar experiências sensoriais e corporais através da música, da dança e de
brincadeiras, enfatizando a dimensão do ser criança, expressada em seus gestos,
movimentos, linguagem própria e elementos vindos da cultura onde estão inseridos os
alunos da escola Municipal Aurélio Pedro Vicari de São Miguel do Oeste - SC. As cantigas
e brincadeiras de roda foram trabalhadas com os alunos da Educação Infantil e do 1º, 2º,
3º e 4º anos das Séries Iniciais. Sendo que foram feitas sempre no início das aulas, no
qual as crianças formavam uma roda e todos cantavam, dançavam e se divertiam. Cada
um a sua maneira, onde eram movidos unicamente pelo prazer e pela alegria de brincar,
cantar e se movimentar através das cantigas e brincadeiras que estavam vivenciando.
Desta forma, percebeu-se que as cantigas e as brincadeiras acrescentam ao currículo
escolar uma variedade de situações que ampliam as possibilidades de a criança
aprender a construir o seu conhecimento. O cantar e o brincar permitem que a criança
tenha mais liberdade de expressar e de criar para desenvolver-se plenamente. Por isso,
pode-se inferir que as cantigas e as brincadeiras de roda, colaboram de forma concreta
para uma melhor compreensão do universo lúdico da criança na construção do seu
desenvolvimento. Salienta-se da importância de atividades como essas, principalmente
pelos aspectos: da imaginação, boa vontade, de ser criativo e o principal - acreditar em
sonhos. Desta forma, destaca-se o papel da Educação Física como eixo norteador do
processo de desenvolvimento enquanto movimento e cultura corporal. A Educação
Física está na escola e sua presença contribui para o desenvolvimento integral da
criança. Conclui-se que foi de fundamental importância o trabalho realizado com os
alunos no subprojeto de Educação Física do PIBID/SMO, pois percebeu-se que estas
vivências tiveram muito a oferecer na vida das crianças. E também de mostrar que o
processo de aprendizagem, pode acontecer de uma forma mais lúdica, fazendo com que
o ensino caminhe cada vez mais, estimulando a atenção e o interesse de cada criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Mercaus, I., Ribeiro, A. J. P., Brambilla, C. L., & Fransozi, M. (2016). CANTIGAS E BRINCADEIRAS DE RODA - UM RECURSO LÚDICO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11582

Edição

Seção

São Miguel do Oeste - Extensão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>