A LUDICIDADE ATRAVÉS DOS JOGOS GIGANTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Andréa Jaqueline Prates Ribeiro
  • Igor Mercaus
  • Janaina Capellari
  • Kelvin Emílio Sierota

Resumo

Os jogos gigantes são ótimas ferramentas pedagógicas, auxiliam na formação
motora, cognitiva, afetiva e social. Da mesma forma as atividades lúdicas, que
possibilitam divertimento e prazer nas aulas, proporcionando ainda a
interdisciplinaridade, fundamental para a formação integral do aluno. A partir disso,
objetivou-se proporcionar a ludicidade, através dos jogos gigantes nas aulas de
Educação Física, em uma escola pública municipal da cidade de São Miguel do Oeste-SC.
A confecção dos jogos gigantes ocorreram no período em que os bolsistas do PIBID
(Educação Física) encontravam-se na escola, sendo que esses materiais foram utilizados
durante as aulas de Educação Física. Os jogos foram confeccionados a partir de materiais
recicláveis, os quais foram obtidos por acadêmicos e supervisor do PIBID. As atividades
lúdicas, foram priorizadas em todas as aulas, através de brincadeiras, buscando adquirir
novas vivências corporais, para que o aluno tivesse a possibilidade de aprender o
movimento e a técnica da atividade, mas que ao mesmo tempo tivesse presente a
diversão. Através das práticas realizadas, os alunos relataram de forma verbal, a
satisfação com as atividades realizadas e com a confecção dos jogos gigantes. Foi
possível observar que o grau de interesse e participação dos alunos nas aulas aumentou
consideravelmente. Conclui-se portanto, que as aulas de Educação Física devem ser
inovadoras, motivantes e bem planejadas, pois dessa forma, os alunos estarão sempre
interessados no processo ensino e aprendizagem. A partir do exposto, percebe-se que o
PIBID tem contribuído de forma significativa, uma vez que possibilita novas vivências,
tanto para a formação acadêmica de bolsistas da Licenciatura em Educação Física,
quanto para os educandos, sendo que ambos compreendem o lúdico como forma de
ensinar e aprender.
Publicado
24-08-2016
Como Citar
Ribeiro, A. J. P., Mercaus, I., Capellari, J., & Sierota, K. E. (2016). A LUDICIDADE ATRAVÉS DOS JOGOS GIGANTES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11579
Edição
Seção
São Miguel do Oeste - Extensão