PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR COM SUPERVISÃO INDIRETA

Autores

  • Fabiana Meneghetti Dallacosta Unoesc
  • Márcia Terezinha da Rocha Restelatto Unoesc

Resumo

Na graduação o aluno realiza diversas atividades práticas e estágios nas unidades de saúde e no hospital, sempre acompanhados de professor. No último semestre do curso, o acadêmico vai sozinho para o campo de estágio, e tem o professor como suporte e orientação, mas de forma indireta. Nesse momento vivencia atividades assistenciais, gerenciais e precisa trabalhar com a equipe multiprofissional. Momento de intenso aprendizado, mas também de ansiedade e medo, pois precisa lidar com situações até então não vivenciadas enquanto aluno. Analisar os relatos dos acadêmicos do último semestre do curso, referentes ao estágio, como forma de conhecer como são as experiências dos alunos no estágio sem a presença do professor. Estudo qualitativo, realizado em 2015, no qual os alunos relataram como foram as vivências durante o estágio. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo de Bardin e separados por categorias. O início do estágio é permeado por sentimentos de medo, insegurança e ansiedade e expetctativas. Emergiram temas significativos, como o sofrimento,dificuldades no trabalho em equipe, limitação nas atividades, dicotomia entre o saber; valorização da dimensão humana, e a equipe de saúde.Inúmeros relatos destacam a baixa receptividade dos funcionários e desagrado em receber alunos. Os professores e coordenação precisam dar suporte para os alunos, preparando-os para as adversidades nos estágios, inclusive no campo pessoal.Fortalecer o vínculo entre Universidade e instituição investindo em ações articuladas que favoreçam transformações no serviços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Dallacosta, F. M., & da Rocha Restelatto, M. T. (2016). PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR COM SUPERVISÃO INDIRETA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11571

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>