SENTIMENTO DOS ALUNOS DA 9ª FASE DE ENFERMAGEM FRENTE À MORTE ENCEFÁLICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Leila Mara Ferreira Unoesc
  • Tatiane Ferrari Unoesc

Resumo

Este estudo tem por objetivo identificar os sentimentos dos alunos de enfermagem frente o processo de morte encefálica e captação de órgãos, no Hospital Universitário Santa Terezinha, a amostra do estudo é composta por 3 alunos em período de Estágio Supervisionado II no setor de UTI e Centro Cirúrgico que vivenciaram abertura de protocolo e captação de órgãos. Os métodos de pesquisa foi um questionário em forma de relato de experiência aplicado após assinatura do TCLE, que traz perguntas sobre sentimentos, ética, equipe e conhecimento científico quanto ao tema morte encefálica e doação de órgãos. Ao discutir a questão científica se descreve morte encefálica como a ausência de todas as funções cerebrais, proveniente de lesões ou danos graves causados ao cérebro o qual não é oxigenado o suficiente e perde suas funções causando morte cerebral. A decisão em doar não depende exclusivamente da conduta do entrevistador, pois fatores como a cultura, acesso à informação e declarações manifestadas pelo provável doador quando em vida também devem ser considerados. Ainda analisando a discussão percebe-se que a equipe agiu dentro dos preceitos éticos com a família e doador. O resultado mostra que estar frente a frente nesse processo possibilita discussão e análise do processo onde ao vivenciar esse processo o aluno consegue avaliar pontos positivos e negativos, verificar o funcionamento do protocolo que é algo complexo para assim auxiliar na preparação profissional, perante o assunto de captação e doação de órgãos.

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Publicado

24-08-2016

Como Citar

Ferreira, L. M., & Ferrari, T. (2016). SENTIMENTO DOS ALUNOS DA 9ª FASE DE ENFERMAGEM FRENTE À MORTE ENCEFÁLICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11570

Edição

Seção

Joaçaba - Ensino