O ENSINO E A APRENDIZAGEM NUMA PERSPECTIVA DE COMUNICAÇÃO E DE EXPRESSÃO NO CONTEXTO DAS DIFERENTES LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

Autores

  • Magali Beatriz Augusto Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC
  • Aurisete Galvao Santos

Resumo

kit-text-size-adjust: auto; -webkit-teDinamizando as formas de ensino e aprendizagem na Educação Básica, o
projeto de estagio curricular obrigatório, “O ensino e a aprendizagem numa perspectiva
de comunicação e de expressão no contexto das diferentes linguagens na educação
básica”, sugere uma perspectiva de diversificação de aprendizagem a partir da
interdisciplinaridade e da capacidade de expressão e comunicação. Com métodos
didático-pedagógicos que incluam o lúdico o ensino e a aprendizagem se tornam
concretos e dinâmicos. Um projeto que envolva didáticas pedagógicas voltadas para a
arte, enquanto linguagem, favorece a alfabetização e o letramento em diversos níveis de
escolarização. Salientando a importância da música, da dança e as artes em geral na sala
de aula, envolvendo os alunos de forma dinâmica no processo de comunicação e
expressão. Ao se referir à comunicação e expressão, pressupõe-se um trabalho que
envolva não somente a sala de aula, mas também o meio social e cultural no qual a
criança está inserida, promovendo a corporeidade, oralidade e criatividade, podendo
demonstrar a importância da comunicação e expressão no processo do ensino e da
aprendizagem. Reconhecer as realidades sociais e culturais de convívio do educando,
pressupõe uma didática que valorize o histórico, o cultural e o social do aluno. Os processos educativos, estão relacionados com as metodologias e as formas de aprendizagem da criança, levando-se em conta a situação sociocultural que a mesma está inserida, o professor é o mediador desse processo e o aluno é o construtor da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Augusto, M. B., & Santos, A. G. (2016). O ENSINO E A APRENDIZAGEM NUMA PERSPECTIVA DE COMUNICAÇÃO E DE EXPRESSÃO NO CONTEXTO DAS DIFERENTES LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11461

Edição

Seção

Videira - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>