INSERÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS VOLTADAS AO REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA

  • Jessica Moresco Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Joao Alberto Gisi Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Marcia Regina Sartori Damo Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

A população mundial vem crescendo constantemente sendo necessário buscar alternativas para suprir as demandas da população em relação à água, por exemplo, como a mesma pode ser reutilizada, uma vez que este recurso natural não renovável e não conseguimos sobreviver sem ele. Assim, encontrar maneiras de controlar o uso adequado desse recurso natural, bem como o reaproveitar sempre que possível podemos utilizar tecnologias que facilitam nossas vidas em relação a isso. Como não vivemos sem água e a falta deste recurso monstra-se eminente; percebe-se a falta de uma conscientização em relação a utilização deste recursos, pois alguns lugares as pessoas estão racionando água, outras pessoas quase vivem sem água e alguns gastam mais do que necessitam. Observa-se a necessidade de buscar técnicas e tecnologias para reaproveitar a água da chuva, entre outras atitudes sustentáveis, que possam garantir água potável para toda população. Neste contexto, emerge a indagação que norteia a presente pesquisa: Quais as novas tecnologias sustentáveis utilizadas no reaproveitamento da água da chuva? E ainda, o estudo tem por objetivo geral identificar as novas tecnologias sustentáveis utilizadas para reaproveitar a água da chuva. As tecnologias aplicadas na captação da água da chuva não precisam necessariamente ser sofisticadas e caras para poupar e reutilizar a água, as mesmas podem ser simples, e assim seram relevantes na hora da soma de atitudes sustentáveis ligadas a conservação de recursos naturais fundamentais para a sobrevivência humana.

Biografia do Autor

Jessica Moresco, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Acadêmica do curso de Engenharia Civil
Joao Alberto Gisi, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Professor e Coordenador do curso de Engenharia Civil da UNOESC
Marcia Regina Sartori Damo, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Doutora em Engenharia Civil na Área de Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial - UFSC, Mestre em Engenharia Civil pela UFSC, professora e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNOESC.
Publicado
24-08-2016
Como Citar
Moresco, J., Gisi, J. A., & Damo, M. R. S. (2016). INSERÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS VOLTADAS AO REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11453
Edição
Seção
Chapecó - Ensino