TÉCNICAS DE ILUMINAÇÃO EFICIENTE COM O AUXÍLIO DA LUMINOTÉCNICA

  • Dinara Fank Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Marcia Regina Sartori Damo Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Thairis Granzotto Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Susan Lee Gohram Miolo Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

A Luminotécnica compreende o estudo da aplicação de iluminação artificial em espaços interiores e exteriores, uma vez que a luz é o que nos faz ver e faz parte de nossa vida cotidiana. A iluminação natural e a artificial são utilizadas para transmitir mensagens e bem estar as pessoas. Esta técnica pode ser utilizada em ambientes residenciais, comerciais, industriais, esportivos, hospitalares, dentre outros. Estes ambientes podem ser iluminados por luz elétrica que nos dias atuais conta com diferentes fontes de luz artificial, tais como: lâmpadas incandescentes, fluorescentes, descarga de gases e LEDs (diodos emissores de luz). A relevância da harmonia e aproveitamento da luz natural e artificial, tornou-se necessário para concretização de projetos luminotécnicos. A iluminação pode ser dividida em três modalidade: direta, indireta e difusa. Cada modalidade possui características específicas, a luz difusa, como o próprio nome sugere, é utilizada com auxílio de um difusor, geralmente de vidro ou acrílico, para suavizar a luz. Esta tende a se espalhar e não provocar sombras fortes e demarcadas, sendo uma luz mais confortável. A luz direta incide diretamente sobre uma superfície, sendo muito utilizada para se destacar peças decorativas como quadros e esculturas. E ainda,  a luz indireta é utilizada para se criar um efeito mais suave, porém ao invés de se utilizar um difusor, a luz e direcionada a uma superfície e então refletida em diversas direções. Esta pesquisa busca analisar a aplicação das técnicas da luminotécnica em projetos arquitetônicos de maneira eficiente.

Biografia do Autor

Dinara Fank, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNOESC
Marcia Regina Sartori Damo, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Doutora em Engenharia Civil na Área de Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial - UFSC, Mestre em Engenharia Civil pela UFSC, professora e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNOESC.
Thairis Granzotto, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNOESC
Susan Lee Gohram Miolo, Universidade do Oeste de Santa Catarina
Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNOESC
Publicado
24-08-2016
Como Citar
Fank, D., Damo, M. R. S., Granzotto, T., & Miolo, S. L. G. (2016). TÉCNICAS DE ILUMINAÇÃO EFICIENTE COM O AUXÍLIO DA LUMINOTÉCNICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11450
Edição
Seção
Chapecó - Ensino