OS VALORES BÁSICOS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE UM CURSO DE MEDICINA

  • Michele Gaboardi Lucas Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Chapecó
  • Veridiana Dagostin

Resumo

O estudo sobre valores tem recebido mais atenção da academia nos últimos anos em função dentre outras questões da possibilidade de entender as escolhas individuais. Com isso, o surge o interesse em identificar quais são os valores básicos predominantes em indivíduos que escolheram um mesmo curso de graduação. Este trabalho buscou identificar os valores básicos de estudantes de graduação de um curso de Medicina. Optou-se por pesquisar acadêmicos desse curso, pois este é um curso superior dentre os mais concorridos nos processos seletivos/vestibulares de muitas das universidades brasileiras nos últimos anos. Para tanto foi realizada uma pesquisa quantitativa, qualitativa e descritiva, sendo que a coleta de dados foi realizada com a aplicação on-line por meio da ferramenta Google drive do Questionário dos Valores Básicos (QVB) proposto por Gouveia (2013) e de entrevistas semiestruturadas. Responderam ao questionário 66 acadêmicos e a entrevista 12 estudantes. Os resultados evidenciam que os acadêmicos priorizam valores como sobrevivência, êxito, obediência, maturidade, afetividade e apoio social. Na amostra pesquisada, o prestígio que foi citado por diversos autores em outras pesquisas não foi um dos principais valores apontados. Já a maturidade e sobrevivência são valores pouco citados na literatura e que destacam-se nesse estudo.

Biografia do Autor

Michele Gaboardi Lucas, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Chapecó
Mestre em Administração na UNOESC Chapecó. Professora do curso de Psicologia da UNOESCde Chapecó e Xanxerê. Especialista Clínica pelo CFP.  Formação em Orientação Profissional.
Publicado
24-08-2016
Como Citar
Lucas, M. G., & Dagostin, V. (2016). OS VALORES BÁSICOS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE UM CURSO DE MEDICINA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11430
Edição
Seção
Xanxerê - Pesquisa