A EXPERIENCIA DO OLHAR ANTROPOLÓGICO DE UMA RUA

Autores

  • Marcia Regina Sartori Damo Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Susan Lee Gohram Miolo
  • Thairis Granzotto

Resumo

A disciplina de Sociologia e Antropologia Urbana nos desafiou a trazer para a realidade conceitos importantes para que os alunos pudessem entender a contextualizaçao da temática na questão urbanista, questões estas que perpassam questões tecnicas e legais e entram de forma mais profunda nas questões de comportamentos, da cultura local, capital social e tudo o que envolve o cotidiano da cidade. Desta maneira foi sobremaneira importante trazer para a realidade presencial, para que, de fato, conceitos importantes fossem assimilados. Assim, divididos em grupos, os alunos da 3. fase do curso de Arquitetura e Urbanismo exercitaram a partir de uma rua escolhida na cidade de Chapecó, suas análises e experiências, tendo como referencial a teoria vista em sala de aula a partir do componente curricular, Sociologia e Antropologia Urbana. As ruas escolhidas situam-se em diversos bairros da cidade, identificadas, para que, de forma global os alunos pudessem conhecer as peculiaridades e diversidades locais presentes na cidade, assimiladas sob o ponto de vista do observador e tendo a cidade com toda complexidade como um estudo de caso. Diferentes olhares, registros personalizados e únicos foi um experimento extremamente válido para identificar as dinâmicas, relações e tudo o que envolve o dia a dia das pessoas que se apropriam do espaço urbano. Os problemas das caracteristicas urbanas nas diversas ruas foram analisadas para complementar todo o trabalho desenvolvido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Regina Sartori Damo, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutora em Engenharia Civil na Área de Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial - UFSC, Mestre em Engenharia Civil pela UFSC, professora e coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNOESC.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Damo, M. R. S., Miolo, S. L. G., & Granzotto, T. (2016). A EXPERIENCIA DO OLHAR ANTROPOLÓGICO DE UMA RUA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11413

Edição

Seção

Chapecó - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>