EXTRAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO ÓLEO DE SEMENTE DE UVA PRODUZIDO NA REGIÃO MEIO-OESTE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Autores

  • Maria Rita Chaves Nogueira Universidade do Oeste de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0003-0702-4104
  • Alessandra Sovrani Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Flavia Pernas Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

O Meio-Oeste do estado de Santa Catarina é a uma das regiões mais promissoras na elaboração de industrializados derivados da uva. A produção de óleo de sementes de uvas é uma ótima alternativa para o aproveitamento desse resíduo que atualmente é desperdiçado pelas indústrias de sucos e vinhos. Esse óleo apresenta em sua composição o ácido linoléico um ácido graxo essencial para o bom funcionamento do organismo humano. Este trabalho objetivou estudar os métodos de extração a frio e utilizando solventes, além de determinar a composição química e características de óleo de sementes de uva Isabel (Vitis labrusca). O maior rendimento de extração foi observado utilizando o método Soxhlet (13,16%). A composição de ácidos graxos do óleo extraído a frio e por Soxhlet é constituída por ácido linoléico (72,45% e 71,41%), ácido oleico (15,77% e 16,33%), ácido palmítico (6,78% e 7,20%) e ácido esteárico (3,80% e 3,78%), respectivamente. Além disso, o óleo de semente de uva demonstrou ser uma boa fonte de ácidos graxos poli-insaturados (acima de 70%) enquanto que para ácidos graxos monoinsaturados e ácidos graxos saturados os valores foram baixos (em torno de 16% e 11%, respectivamente). Os compostos fenólicos encontrados nas sementes de uva apresentam propriedades antioxidantes, sendo encontrado 0,06 mg de polifenóis totais em ácido gálico/g de óleo. Este estudo demonstra que essas sementes possuem potencial para serem utilizadas na produção de óleo rico em compostos com efeitos positivos para a saúde humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Rita Chaves Nogueira, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Atualmente é coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos e de Biotecnologia Industrial da Universidade do Oeste de Santa Catarina e faz parte do Núcleo Docente Estruturante dos cursos de Biotecnologia Industrial, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Engenharia Engenharia Sanitária e Ambiental e Química Licenciatura da mesma instituição. É professora titular dos cursos de Biotecnologia Industrial, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Engenharia Engenharia Sanitária e Ambiental, Farmácia e Química Licenciatura. Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2007), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010), e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014) com período sanduíche na Rice University (Houston, TX, EUA). Tem experiência na área de processos oxidativos avançados, cinética química, tratamento catalítico de compostos orgânicos e reações heterogêneas. Atua também na área de Ciência e Tecnologia de Produtos Naturais, Biotecnologia Ambiental e Biotecnologia Aplicada a Agroindústria e Saúde.

Alessandra Sovrani, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduanda do curso de Engenharia Química. Área Ciências Exatas e Tecnológicas. Experiência em Ciência e Tecnologia de Produtos Naturais.

Flavia Pernas, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduanda do curso de Engenharia Química. Área Ciências Exatas e Tecnológicas. Experiência em Ciência e Tecnologia de Produtos Naturais.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Chaves Nogueira, M. R., Sovrani, A., & Pernas, F. (2016). EXTRAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO ÓLEO DE SEMENTE DE UVA PRODUZIDO NA REGIÃO MEIO-OESTE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11409

Edição

Seção

Videira - Pesquisa