EMPREGABILIDADE E INTERAÇÕES GRUPAIS EM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO

  • Michele Gaboardi Lucas Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Chapecó
  • Evermondo Guimarães Unoesc Chapecó
  • Gislaine Vizentin Unoesc Chapecó

Resumo

O componente curricular Estágio Básico V tem como foco a inserção do profissional psicólogo em diversos contextos da comunidade, entre eles o contexto grupal. Para a realização da prática aqui relatada, foi escolhido um grupo de 30 adolescentes que cursam o terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual de Chapecó. A técnica de dinâmica de grupo utilizada (confecção de cartaz com recorte e colagem) buscou descrever os conceitos básicos da interação grupal observados nesses alunos, o que eles entendem por empregabilidade e sensibilizá-los sobre a importância desse tema. Durante a realização da intervenção os estudantes demonstraram boa comunicação, trabalho em equipe, foco na atividade e criatividade. Expressaram saber o que é empregabilidade, que entendem a relação desta com sua futura carreira profissional, que valorizam as habilidades pessoais, como também percebem a importância das interações grupais. Conclui-se que a técnica utilizada foi efetiva, pois contribuiu para que os estudantes pudessem refletir e debater sobre os temas propostos. Como também que a construção de habilidades com foco na empregabilidade podem ajudar o estudante a se desenvolver pessoal e profissionalmente e promover uma melhor preparação para a inserção no mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Michele Gaboardi Lucas, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus Chapecó
Mestre em Administração na UNOESC Chapecó. Professora do curso de Psicologia e Administração da UNOESC campus de Chapecó. Especialista Clínica pelo CFP. Formação em Orientação Profissional.
Evermondo Guimarães, Unoesc Chapecó
Acadêmico do curso de psicologia campus Chapecó
Gislaine Vizentin, Unoesc Chapecó
Acadêmica do curso de psicologia Campus Chapecó
Publicado
24-08-2016
Como Citar
Lucas, M. G., Guimarães, E., & Vizentin, G. (2016). EMPREGABILIDADE E INTERAÇÕES GRUPAIS EM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11369
Edição
Seção
Chapecó - Ensino