ELEMENTOS DA PESQUISA SOBRE A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR NO CAMPO DA EDUCAÇÃO

  • Luiza Helena Dalpiaz Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Jociani Fátima Alves Pinheiro Universidade do Oeste de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado em Educação

Resumo

O  trabalho apresenta resultados de uma pesquisa exploratória, na qual trata-se de analisar características da abordagem da educação não escolar na produção científica, do campo da educação. A metodologia utilizada é o levantamento bibliográfico de artigos publicados em periódicos listados na base Qualis 2014 da Capes, na área da educação, no período compreendido entre 2010 e 2015. Os periódicos são escolhidos pelo idioma (português e espanhol) e pela disponibilidade on line. A seleção dos artigos considera um critério amplo de inclusão: a abordagem da educação não escolar em diferentes formas e perspectivas, observando uma distinção da educação escolar. A coleta de dados está centrada nos resumos dos artigos. A sistematização e a análise de dados tem como base a análise de conteúdo. A presente apresentação reporta-se aos artigos classificados como A1 e A2; os artigos classificados como B1 e B2 serão também considerados, na sequência. Os resultados parciais evidenciam: a plasticidade da elaboração de uma tipologia dos artigos, que materializa a relação de interdependência entre processo e produto da produção de conhecimentos, particularizada por uma epistemologia multirreferencial; o atravessamento da subjetividade das pesquisadoras em um caminho metodológico que trabalha dados objetivos; os resumos contêm indícios de dispersão das formulações temáticas e heterogeneidade das práticas educativas associadas ao não escolar. Em síntese, os dados sinalizam para um lugar periférico e uma identidade híbrida da educação não escolar, no campo instituído da pesquisa em educação.

Biografia do Autor

Luiza Helena Dalpiaz, Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade do Oeste de Santa Catarina
Doutorado em ciências da educação (Univ. Paris 8). Temas de pesquisa: formação profissional, educação permanente, formação à pesquisa na pós-graduação, multirreferencialidade e educação, análise institucional e educação; multirreferencialidade e pesquisa em ciências sociais aplicadas, análise institucional e práticas sociais, políticas sociais e políticas públicas, gestão social e práticas profissionais, educação e trabalho, projetos sociais
Jociani Fátima Alves Pinheiro, Universidade do Oeste de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado em Educação
Mestranda em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2002) e especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2006). Desenvolve estudos na linha de pesquisa em Educação, políticas publicas e cidadania, principalmente em torno dos seguintes temas: educação popular, mulheres/feminismo, politicas publicas.
Publicado
24-08-2016
Como Citar
Dalpiaz, L. H., & Pinheiro, J. F. A. (2016). ELEMENTOS DA PESQUISA SOBRE A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11357
Edição
Seção
Joaçaba - Pesquisa