ANÁLISE DA EVOLUÇÃO MORFOLÓGICA E DO PROCESSO INFLAMATÓRIO EM LESÕES DE QUEIMADURAS DE SEGUNDO GRAU EM RATOS WISTAR SUBMETIDOS AO TRATAMENTO TÓPICO COM CORTICOESTERÓIDES.

Autores

  • Marcelina Mezzomo Debiasi Universidade do Oeste de Santa Catarina.
  • Geisson Marcos Nardi Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Osmar Damasceno Ribeiro Universidade do Oeste de Santa Catarina

Resumo

Dentre os traumas ocorridos na pele, a queimadura é um dos mais graves e representa um forte impacto no perfil da morbidade da população brasileira. Portanto, buscou-se estudar o efeito da modulação da resposta inflamatória em queimaduras de segundo grau em ratos Wistar. Utilizou-se 72 ratos subdivididos em 4 grupos: Controle: animais que após as queimaduras não receberam tratamento, somente analgesia. Tratados com dexametasona: após a queimadura foi aplicada fina camada de dexametasona e analgesia. Tratados com diclofenaco: após a queimadura foi aplicada fina camada de diclofenaco e analgesia. Tratados com dexametasona e diclofenaco: após a queimadura foi aplicada fina camada de dexametasona e diclofenaco e analgesia. A queimadura foi realizada no dorso, após anestesia, tricotomia e assepsia, com um cilindro de alumínio a 100ºC por 15 s. Os animais foram sacrificados, em 12 horas, 7, 14, 21 e 28 dias após a queimadura.  Foram determinadas por espectrofotometria, as atividades da superóxido dismutase, catalase, mieloperoxidase, glutationa e a peroxidação lipídica. Citocinas foram analisadas utilizando-se o Kit Elisa. Para análise histológica os fragmentos de pele foram fixados, corados, montados em lâmina e foram analisados em microscópio óptico. Utilizou-se análise de variância (ANOVA), software Graph Pad Prism®. Os resultados parciais sugerem uma reepitelização mais rápida nos animais tratados com diclofenaco, entretanto, a conclusão será dada após a obtenção e análise de todos  os resultados .  

Palavras-chave: Dano tecidual.  Dexametasona.  Radicais livres.  Diclofenaco

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelina Mezzomo Debiasi, Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Area das Ciências da Vida.

Geisson Marcos Nardi, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Área das Ciênicas da Vida

Osmar Damasceno Ribeiro, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Area das Ciências da Vida

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Debiasi, M. M., Nardi, G. M., & Ribeiro, O. D. (2016). ANÁLISE DA EVOLUÇÃO MORFOLÓGICA E DO PROCESSO INFLAMATÓRIO EM LESÕES DE QUEIMADURAS DE SEGUNDO GRAU EM RATOS WISTAR SUBMETIDOS AO TRATAMENTO TÓPICO COM CORTICOESTERÓIDES. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11342

Edição

Seção

Joaçaba - Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>