NÍVEL DE ANSIEDADE-TRAÇO E ANSIEDADE-ESTADO NA FASE PREPARATÓRIA E NA FASE PRÉ-COMPETIÇÃO EM ATLETAS DE FUTSAL DE XAVANTINA (SC)

Autores

  • Sérgio Ricardo Mendes dos Santos Universidade do Oeste de Santa Catariana - Unoesc Xanxerê
  • Sandro Claro Pedrozo Universidade do Oeste de Santa Catariana - Unoesc Xanxerê
  • Darlan Perondi Universidade do Oeste de Santa Catariana - Unoesc Xanxerê

Resumo

Muitos estudos apresentam a correlação entre a psicologia e o esporte, o que vem sendo apresentado em pesquisas e suas principais justificativas envolvem as relações pessoais, disciplina e desenvolvimento profissional, como fatores que contribuem para o desempenho e para a vida dos atletas envolvidos em competições. Diante disso, tem-se o objetivo de avaliar o nível de ansiedade-traço e ansiedade-estado na fase preparatória e na fase pré-competição em atletas de futsal do município de Xavantina (SC). A presente pesquisa caracteriza-se como descritiva com uma abordagem quantitativa e qualitativa. A população investigada foi determinada por atletas do sexo masculino e feminino da equipe CME Xavantina, a amostra foi composta por 19 atletas, sendo 11 do sexo masculino e 8 do sexo feminino. Para identificar o nível de ansiedadetraço foi utilizado o questionário Sport Competition Anxiety Test (SCAT), para se determinar o nível de ansiedade-estado foi utilizado o questionário Competitive State Anxiety Inventory 2 (CSAI-2). A coleta de dados ocorreu no período entre agosto e outubro de 2015, sendo que os resultados não demonstraram diferença significativa no nível de ansiedade-estado entre a fase preparatória e pré-competitiva. Atletas do sexo feminino obtiveram nível maior de ansiedade-traço que o sexo masculino, o mesmo foi verificado nos resultados do nível de ansiedade-estado. Para uma melhor avaliação da ansiedade em atletas énecessário mais estudos referentes ao assunto e posteriormente à criação de estratégias e técnicas para melhorar o nível de ansiedade. Palavras-chave: Ansiedade. Psicologia do esporte. Competição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-08-2016

Como Citar

Santos, S. R. M. dos, Pedrozo, S. C., & Perondi, D. (2016). NÍVEL DE ANSIEDADE-TRAÇO E ANSIEDADE-ESTADO NA FASE PREPARATÓRIA E NA FASE PRÉ-COMPETIÇÃO EM ATLETAS DE FUTSAL DE XAVANTINA (SC). Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão (SIEPE). Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11293

Edição

Seção

Xanxerê - Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>