AS DIFERENTES LINGUAGENS NO PROCESSO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Magali Beatriz Augusto Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC
  • EDI Graff

Resumo

É importante possibilitar aos alunos contato com diferentes formas e processos de linguagens, nessa fase se forma a personalidade infantil, bem como os aspectos de raciocínio, desenvolvimento físico, motor, cognitivo, social e intelectual. Na educação infantil e anos iniciais, inicia-se a alfabetização e o letramento, sendo um período no qual se formam conceitos e valores. Momento no qual se dão premissas, para a concepção de que se faz necessário cumprir regras e ter deveres para uma boa convivência, nessa fase se trabalham as  responsabilidades sobre o meio em que vivem. Bem verdade, que antes de chegarem ao contexto escolar já possuem uma leitura de mundo, uma história cultural que as acompanharão por toda a sua vida e que as escolas precisam respeitar. Na Educação Básica, é importante possibilitar aos alunos o contato com as diferentes formas e processos de linguagens, a partir da transversalidade, que possibilita em sala de aula, trabalhar as diferentes formas de linguagem, é nessa fase que se formam as personalidades infantis, bem como os aspectos de raciocínio, desenvolvimento   físico, motor, cognitivo, social e intelectual, e na interagindo com outras colegas, adultos, que os levarão para a formação integral. No trabalho de intervenção didático-pedagógico pretende -se favorecer o processo do ensino e da aprendizagem utilizando-se da musicalidade, artes plásticas, artes visuais, dança, artes cênicas, contação  de histórias, favorecendo o ensino da leitura e da escrita. Valorizando sempre a leitura de mundo que os educandos possuem enquanto letramento cultural.

Publicado
24-08-2016
Como Citar
Augusto, M. B., & Graff, E. (2016). AS DIFERENTES LINGUAGENS NO PROCESSO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Seminário De Iniciação Científica E Seminário Integrado De Ensino, Pesquisa E Extensão. Recuperado de https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/siepe/article/view/11269
Edição
Seção
Videira - Ensino